Notícias

Santuário Nacional recebe os "congadeiros", neste sábado

Aparecida celebra a 115ª Festa de São Benedito

Escrito por Alberto Andrade

03 ABR 2024 - 10H00 (Atualizada em 06 ABR 2024 - 11H26)

Mariane Soares

Neste sábado (06), seguindo a tradição da Festa de São Benedito em Aparecida, o Santuário Nacional abre as portas para os congadeiros entrarem ao Santuário e rezarem à Nossa Senhora.

Os grupos de congadas entraram pela Porta Santa e expressaram sua fé por meio da manifestação de sua cultura, cantando, tocando e dançando, uma maneira de rezar e reverenciar a Padroeira do Brasil. Pedindo proteção e autorização de Nossa Senhora Aparecida para dançar e rezar em sua casa.

A festa de São Benedito traz tradição, alegria e a forte participação de leigos. Além de estarem representados nas congadas, ainda existe a tradição dos Reis e Rainhas da festa, que ficam à frente da organização da festa, trabalhando junto às Dioceses e Paróquias.

Janaína de Rio Manso, Minas Gerais, contou em entrevista ao "Programa Sábado no Santuário", a emoção de participar da festa, trazendo tradição em Aparecida.

“Ano passado eu estive aqui também, é uma emoção muito grande estar na casa da Mãe Aparecida louvando a Ela e a São Benedito”.


Festa de São Benedito

No Domingo de Páscoa (31 de março) teve início a tradicional Festa em honra a São Benedito em Aparecida (SP). O início do novenário marca a 115ª edição e também a entrega da igreja Matriz após um processo de restauração.

A festa, que segue até dia 8 de abril, tem como tema geral “Com fé em São Benedito, somos chamados a reconstruir a morada de Deus”, e cada dia da Novena é arrecadado um item de alimentação e higiene pessoal como gesto concreto. As Missas são celebradas de forma solene, na praça Dr. Benedito Meirelles, no centro da cidade.

Centenas de voluntários distribuídos pelas 35 comissões, organizam diversas ações festivas e culturais, como o Leilão de Gado, a Boneca Maria Angu, quermesse e shows que tiveram inicio na quinta-feira (4), e também as congadas, moçambique e cavalaria entre 6 e 8 de abril. A programação completa você confere na página oficial do evento. 

Paloma Silvaston - Pascom São Benedito
Paloma Silvaston -  Pascom São Benedito


Na próxima segunda-feira (8), quando o padroeiro é celebrado em Aparecida, acontece a grande Festa, com a Alvorada às 5h, a Missa Solene às 10h, a tradicional entrega dos doces às 12h e a procissão em louvor a São Benedito às 15h.

Padre André Gustavo, Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e São Benedito, agradeceu ao esforço de cada devoto e das comissões para a reforma da Matriz e do trabalho ao iniciar as celebrações do padroeiro.

“Nossa festa está começando! Nosso coração está cheio de alegria! Chegou a hora de viver a festa após tanto trabalho! Hora de deixar Deus agir em nossas vidas pela intercessão de São Benedito. Confesso que meu coração está emocionado, com as luzes acesas e essa beleza toda! A reforma parece apenas um sinal exterior, mas, na verdade, é um sinal interior cheio de fé e amor, e com São Benedito vamos reconstruir a morada de Deus!

Nosso coração também será reconstruído nesses dias, vamos nos encher da luz de Jesus Ressuscitado e da presença do Espírito Santo para viver bem as virtudes e o exemplo de nosso padroeiro.

Obrigado a vocês pela entrega, que se envolveram e trabalharam para que esse sonho fosse realizado! Pedimos a Deus a sabedoria, para que no tempo Dele tudo estivesse pronto. E Ele quis que fosse assim, 100 anos após a primeira pintura estamos aqui entregando para Deus e São Benedito essa Igreja renovada e bela e queremos que permaneça assim para sempre, para que tenhamos uma identidade, que o esplendor de Deus habita nessa casa!”.

Paloma Silvaston - Pascom São Benedito
Paloma Silvaston -  Pascom São Benedito


Tradição do Padroeiro

Além de ser conhecida nacionalmente como a Capital Mariana da Fé, ao receber milhões de devotos da Padroeira do Brasil todos os anos, em Aparecida, a festa de São Benedito tem uma tradição religiosa e cultural muito forte em todo o país. 

A celebração aconteceu pela primeira vez em 1910, após a fundação da Irmandade de São Benedito em Aparecida. No Vale do Paraíba, na maioria dos municípios, São Benedito é comemorado na segunda-feira após a Páscoa, sendo que, atualmente, a data é definida conforme o calendário cristão.

Paloma Silvaston - Pascom São Benedito
Paloma Silvaston -  Pascom São Benedito

A região foi o berço para implantação da agricultura cafeeira no Brasil. No século XVIII, a sociedade era em sua maioria rural. Os senhores cafeicultores vinham à cidade, acompanhados de seus familiares e escravos, para participarem da celebração da Semana Santa, quando saboreavam um grande almoço no domingo de Páscoa.

Como gesto de generosidade, a elite cafeeira permitia que seus escravos, juntos com os negros libertos e os pobres, festejassem o santo após a Páscoa.

Em Aparecida, a celebração marca o início do Jubileu dos 500 anos do nascimento do homem que viveu no fim da Idade Média. Uma vida de oração, serviço e modéstia, nada mais. Homem simples, analfabeto, rico da graça de Deus que, por tudo isso, conseguiu despertar no povo humilde que com ele se identifica a esperança de uma vida digna e santa.


Saiba mais sobre São Benedito


Fonte: Pascom São Benedito

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...