Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Notícias

Araras do Parque Três Pescadores são reintroduzidas em floresta

As aves, extintas no Rio de Janeiro há mais de 200 anos, fazem parte de um projeto de reintrodução da espécie no Parque Nacional da Tijuca

Escrito por Fabiana Cugolo

25 JUN 2025 - 08H16 (Atualizada em 27 JUN 2025 - 10H12)

No mês do Meio Ambiente, junho, o trabalho realizado pelo Refúgio das Aves, do Parque Três Pescadores, um projeto ambiental que integra o complexo de visitação do Santuário Nacional de Aparecida, concretizou em um presente à natureza. Durante um ano o local foi o lar das araras, que foram resgatadas por órgãos ambientais, em operações contra o tráfico de animais ou em cativeiros ilegais.

Com isso, no início deste mês, o Rio de Janeiro (RJ) foi surpreendido com a notícia de que, após 200 anos, a principal floresta da cidade voltou a receber as araras-canindé, também conhecidas como arara-azul-e-amarela.

As aves, um macho e três fêmeas, fazem parte de um projeto de reintrodução da espécie no Parque Nacional da Tijuca, conduzido pela ONG Refauna, com apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Com o objetivo de torná-los aptos para o retorno à natureza, no Refúgio das Aves, em Aparecida (SP), os animais foram tratados, examinados, monitorados e receberam acompanhamento de biólogo e veterinário especializados. E a oportunidade surgiu graças ao projeto Refauna, que já havia introduzido na floresta da Tijuca espécies como cutias, antas, jabutis e bugios.

Wilson Silvaston/ Divulgação Parque Três Pescadores Wilson Silvaston/ Divulgação Parque Três Pescadores Algumas das araras no Refúgio das Aves, em Aparecida (SP)


O macho e uma das fêmeas vieram do CETAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres), da cidade de Araras (SP). Já as outras duas fêmeas são oriundas do projeto Mata Ciliar, de Jundiaí (SP).

A bióloga do Parque Três Pescadores, Juliana Fernandes, explicou como o trabalho foi feito.

“Desde 2019, o Refauna buscava aves aptas para serem soltas no local, mas para isso era preciso que elas atendessem a uma série de requisitos sanitários e comportamentais, para esse processo. E graças ao trabalho realizado pelo nosso time técnico, nossas araras estavam prontas para essa missão de repovoar a floresta da Tijuca”, contou.


Flávia Zaguri Flávia Zaguri Transporte das araras para o Parque da Tijuca (RJ)


As quatro araras-canindé saíram da cidade de Aparecida, no dia 6 de junho, e agora passam por um período de aclimatação em
um viveiro instalado dentro do Parque da Tijuca. A soltura definitiva deve ocorrer em um período entre 4 a 6 meses. Após esse tempo, as aves serão monitoradas por radiotransmissores e anilhas coloridas. A última presença registrada da espécie em vida livre no Rio de Janeiro ocorreu em 1818.

“Esses nascimentos comprovam que nosso trabalho de reabilitação e reconstituição do habitat natural está sendo bem-sucedido e cumprindo com o objetivo principal de acolher, tratar, cuidar, reabilitar e reintroduzir os animais na natureza”, destacou Juliana.


Flávia Zaguri Flávia Zaguri Equipe Refúgio das Aves, do Parque Três Pescadores, e do Parque da Tijuca


Recuperação e Proteção de Espécies:

O Refúgio das Aves, do Parque Três Pescadores, em Aparecida, pode ser considerado um oásis em meio à degradação do meio ambiente, principalmente da fauna. Atualmente com mais de 130 animais em recuperação para retorno ao seu habitat natural, e com capacidade para ampliar o atendimento para cerca de 300, o local é um dos poucos na região do Vale do Paraíba, que recebe animais apreendidos por maus-tratos ou vítimas do tráfico de animais silvestres.

O espaço é dedicado à recuperação e proteção de espécies brasileiras e recebe animais de Centros de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), e de excedentes de zoológicos de todo o país.

Leia também: Por que a Laudato Si’ mudou minha vida?

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Fabiana Cugolo, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...