Notícias

Arquidiocese abre espaço para ajudar moradores de rua no Recife (PE)

Centro dará refeições diárias, higiene pessoal, cursos, como também atendimento médico, psicológico e jurídico

Escrito por Redação A12

18 NOV 2022 - 10H04 (Atualizada em 18 NOV 2022 - 10H49)

Assessoria Comunicação CEN 2020

Como legado do 18º Congresso Eucarístico Nacional, a Arquidiocese de Olinda e Recife (PE) inaugurou no feriado do dia 15 de novembro a Casa do Pão, em um prédio localizado no Centro da capital pernambucana.

Leia MaisCNBB escolhe Goiânia como sede do próximo Congresso Eucarístico18º Congresso Eucarístico Nacional chega ao fimO ato inaugural teve a presença do representante do Papa Francisco, Dom António Marto, bispo emérito de Leiria, Portugal, Dom Fernando Saburido, Arcebispo de Olinda e Recife, entre outras autoridades eclesiais. Para os convidados e futuros frequentadores da Casa, foram distribuídas mil refeições.

No local, todos os dias moradores de rua e pessoas com vulnerabilidade social poderão tomar café da manhã, almoço e jantar, atendendo assim o tema do Congresso, “Pão em todas as mesas”. No casarão de três andares, os frequentadores também poderão tomar banho e até mesmo lavar suas roupas, como também atendimento médico, psicológico e jurídico, cursos de alfabetização e profissionalizantes onde, por exemplo, o morador de rua poderá aprender a fazer pães que serão comercializados no local.

"Os pobres serão acolhidos com dignidade. Haverá profissionalização, alfabetização, assistência jurídica e espiritual, pois também há uma capela. Tudo isso com o trabalho de parcerias e de voluntários e que fará muito bem ao Recife", disse Dom Saburido.

Assessoria Comunicação CEN 2020
Assessoria Comunicação  CEN 2020


A manutenção da Casa do Pão ficará a cargo de voluntários e do diaconato da Arquidiocese, em parceria com instituições públicas e privadas, como a Prefeitura do Recife, a Universidade Federal Rural de Pernambuco e a Defensorias Públicas de Pernambuco e da União, entre outras entidades.

"Talvez a iniciativa mais bela do Congresso Eucarístico, materializa o sentido da Eucaristia, o pão partilhado com os mais necessitados. Esta casa feita com a parceria das várias entidades, prefeitura e comunidade tem todas as competências para ser a casa do pão no sentido de encontrar o alimento básico para a vida, os cuidados de higiene e de saúde, mas sobretudo uma casa de hospitalidade, onde temos espaços para convivência, acolhida e tratar as fragilidades humanas. Um local onde o amor ao próximo é feito por várias mãos, e mostra que quando nos unimos fazemos coisas boas e belas para melhorar o mundo", disse Dom Marto para a TV Aparecida durante a inauguração do espaço.


Dom Fernando Saburido falou sobre o Congresso Eucarístico e da Casa do Pão

Fonte: CNBB/Arquidiocese de Olinda e Recife

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...