Notícias

Arquidiocese do RJ abre processo de beatificação de frei brasileiro

Frei Nemésio Bernardi se dizia carioca de coração

Escrito por Letícia Dias

15 JUL 2022 - 10H48 (Atualizada em 15 JUL 2022 - 12H03)

Reprodução / Capuchinhos

Nesta semana, durante Santa Missa presidida pelo arcebispo, cardeal Orani João Tempesta, no Santuário Basílica de São Sebastião, na Tijuca, a Arquidiocese do Rio de Janeiro abriu o processo de beatificação do frei Nemésio Bernardi.

frei capuchinho ficou conhecido por sua simplicidade e, apesar de ter nascido na cidade de Veranópolis (RS), dizia ser carioca de coração

Frei Nemésio Bernardi nasceu no dia 9 de março de 1927, filho de Adriano Bernardi e Filomena Zandoná Bernardi. Seus pais tiveram 18 filhos, dos quais 3 morreram após o nascimento e um aos 4 anos. Entre os demais 14 filhos, frei Nemésio e outros 11 seguiram a vida religiosa. Fez sua profissão religiosa em 6 de janeiro de 1944 e foi ordenado sacerdote em 21 de janeiro de 1984. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1964.  Morreu aos 88 anos, em 4 de fevereiro de 2016.

Um fato marcante sobre o capuchinho era a sua dedicação ao sacramento da penitência. Segundo frei Luiz Carlos Siqueira, membro da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, frei Nemésio celebrava a missa na primeira sexta-feira de manhã, tomava o café e ia atender as confissões até o meio-dia, retornando às 16h para continuar o seu trabalho religioso até atender a última pessoa. Além disso, deixava tudo o que estivesse fazendo para atender a chamados dos fiéis ou visitas a doentes.

Com a abertura do processo de beatificação, é também iniciado o inquérito diocesano. Segundo o vice-postulador da causa, frei Almir da Silva, esta é a fase mais importante e delicada do processo, destinada a recolher provas documentais e, sobretudo, testemunhos a respeito do servo de Deus.

Materiais que comprovem os indícios de santidade do religioso podem ser enviados  para o e-mail postulacaofreinemesio@gmail.com.

Conheça mais sobre a Ordem dos Frades Menores:

Fonte: ACI Digital

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Letícia Dias, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...