Notícias

Belo Horizonte (MG) terá novo bispo auxiliar

Padre Edmar José irá ajudar Dom Walmor no governo pastoral da Arquidiocese da capital mineira

Escrito por Redação A12

06 MAR 2024 - 09H43 (Atualizada em 06 MAR 2024 - 11H09)

Reprodução - Facebook

Nesta quarta-feira (6), o Papa Francisco nomeou o padre Edmar José da Silva, do clero da arquidiocese de Mariana (MG) como quinto bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte (MG).

O Santo Padre atendeu ao pedido do atual Arcebispo, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, em poder contar com mais um bispo para a missão evangelizadora na região.

Deus me surpreendeu com este novo e desafiante encargo eclesial. Respondi 'SIM' com alegria e temor, confiando na Sua graça e na força de uma Igreja sinodal, marcada pela corresponsabilidade evangelizadora. Peço-lhes permissão para “pisar” nos solos sagrados da vida, da família e das comunidades de cada um dos senhores e das senhoras. Como bispo e servidor, quero partilhar suas alegrias e angústias, conquistas e fadigas de cada dia, desejoso de ser sinal de vida e de esperança que vem da parte de Deus. Quero ser um pastor que acolhe com um abraço afetuoso, com um sorriso atencioso e com um olhar misericordioso e terno. Desejo ser um irmão entre irmãos!”, disse Padre Edmar em mensagem enviada ao Povo de Deus de sua futura Arquidiocese.

Nascido em Alto Rio Doce (MG), o sacerdote de 48 anos iniciou sua preparação no Seminário Menor da Congregação Pequena Obra da Divina Providência (Orionitas) e posteriormente transferiu-se para o Seminário Maior de São José, da arquidiocese de Mariana, e ordenado presbítero em maio de 2001.

Ele é pós-graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto e em Metodologia do Ensino Superior, pelo Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais de Minas Gerais (CEPEMG) e Centro Universitário Newton Paiva. Possui Mestrado em Filosofia pela Universidade Gregoriana, em Roma, na Itália.

Reprodução - Facebook - Mateus França
Reprodução - Facebook - Mateus França


Atualmente, é pároco e reitor da paróquia e Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Ouro Preto, diretor-geral da Faculdade Dom Luciano Mendes, professor de Filosofia na Faculdade Arquidiocesana de Mariana, professor de Filosofia no Seminário da diocese de Patos de Minas, presidente do Museu Aleijadinho, em Ouro Preto, contato arquidiocesano para dinamização da fase diocesana do Sínodo sobre a sinodalidade, entre outras funções.

“Recebemos com alegria a notícia de sua nomeação como novo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte. Unimo-nos em comunhão ao nosso irmão, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, que poderá contar com seu apoio na tarefa de proclamar, sempre mais e melhor, a Palavra de Deus. Sob a intercessão de Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas Gerais, enviamos nossos votos de um profícuo episcopado”, diz um trecho da mensagem da presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) ao novo bispo.

Dom Walmor agradeceu ao Papa por aceitar seu pedido e ainda mais fortalecer os trabalhos pastorais em Belo Horizonte (MG).

“Tenho certeza que muito contribuirá para anunciar o Evangelho da Vida, exercendo o ministério de Bispo. Gratidão ao amado Papa Francisco por todo o seu zelo apostólico dedicado à Igreja, de modo particular à nossa Arquidiocese de Belo Horizonte. Agradecemos também ao monsenhor Edmar, por seu “sim” ao chamado da Igreja para a missão de bispo”.


.:: Quais as diferenças nos títulos que a Igreja atribui aos bispos?


Fonte: CNBB/Arquidiocese de Belo Horizonte

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...