Frequentemente, nos deparamos com novas nomeações de bispos para diversas dioceses brasileiras. A partir disso, muitas pessoas têm dúvidas a respeito dos títulos que os bispos recebem, dependendo do cargo, função ou responsabilidades, a partir do momento em que são ordenados e chegam a este grau mais elevado do Sacramento da Ordem.
A palavra bispo deriva do grego episcopos, que significa supervisor. Os bispos são o fundamento da unidade com as outras dioceses e com a Igreja universal.
Pelo Código de Direito Canônico da Igreja, eles são obrigados a pedir renúncia ao completar 75 anos. Para chamá-los, usamos o título de Dom, abreviatura do latim Dominus, que quer dizer Senhor.
Listamos para você alguns desses títulos que os bispos recebem:
Arcebispo

O título em si serve para determinar quando o bispo assume uma Arquidiocese, normalmente a sede metropolitana de uma região eclesiástica. A Arquidiocese funciona como uma diocese; entretanto, ela agrupa em torno de si outras dioceses menores ou mais novas.
O arcebispo fica responsável por zelar a fé da disciplina da Igreja e pela presidência das reuniões dos bispos da Província, mas não interfere na organização e na ação pastoral das demais dioceses da região.
Primaz

Título existente no catolicismo e também na Igreja Anglicana, simplesmente é uma honraria ao Arcebispo de regiões eclesiásticas mais antigas ou representativas do país.
Por exemplo, no Brasil, a Arquidiocese de São Salvador da Bahia é a mais antiga do país, criada em fevereiro de 1551, e foi intitulada como Sede Primacial pelo Papa Júlio III.
Por isso, desde março de 2020, o Cardeal Sergio da Rocha é o atual Arcebispo Primaz do Brasil.
Cardeal

Geralmente bispos e arcebispos, e até mesmo padres ou diáconos podem ser cardeais. O Papa escolhe pessoalmente os integrantes do Colégio Cardinalício, que participam do governo da Igreja, dirigem os dicastérios e formam os consistórios como órgão consultivo e deliberativo.
Entre todos eles se destaca a figura do Secretário de Estado, que é o “braço direito do Papa”, a quem são confiadas as relações diplomáticas da Igreja. Desde 2013, o cardeal Pietro Parolin exerce essa função.
Atualmente o Brasil tem oito cardeais no Colégio, todos bispos.
Núncio Apostólico

Também de forma geral, um bispo pode ser selecionado pelo Papa para ser uma importante figura a consolidar os vínculos de comunhão entre as Igrejas particulares e promover o diálogo e a colaboração com a sociedade civil do país, para realizar o bem comum, sendo o embaixador do Santo Padre e do Vaticano.
Desde agosto de 2020, o italiano Dom Giambattista Diquattro tem essa função no Brasil.
.:: Qual a diferença entre Capela, Igreja, Catedral, Basílica e Santuário?
O compromisso da Santa Sé com a proteção de crianças
Santa Sé intensifica esforços na ONU para solucionar o caso das crianças ucranianas deportadas em meio à guerra da Ucrânia, com Papa Leão XIV liderando a ação.
Ciclone atinge a Ásia e comunidade católica acolhe vítimas
Ciclones atingem Sri Lanka, Tailândia e Indonésia, deixam centenas de mortos e mobilizam a Igreja, que acolhe desabrigados e oferece apoio material e espiritual.
Por que um Papa viaja?
Diante da 1ª viagem apostólica do Papa Leão XIV, entenda por que é importante que o Santo Padre faça viagens e encontros com líderes mundiais e fiéis de todo mundo
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.