Notícias

Bispo de Caraguatatuba agradece doações para vítimas das chuvas

Escrito por Redação A12

24 ABR 2023 - 11H44 (Atualizada em 24 ABR 2023 - 13H30)

Luiz Lopes / CNBB

Durante a 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom José Carlos Chacorowski, bispo de Caraguatatuba (SP), agradeceu aos bispos presentes pelas atitudes de solidariedade vindas de todo o país, por conta das fortes chuvas que afetaram o litoral paulista entre o final de fevereiro e início de março deste ano.

Leia MaisComo foi o sexto dia de Assembleia Geral da CNBB?Os 70 anos da CNBB através de 60 Assembleias GeraisNas cidades do litoral norte, as enchentes durante o período de carnaval deixaram um saldo de 65 mortes e centenas de desabrigados. Entre verbas dos governos federal e estadual, foram liberados mais de 130 milhões de reais para começar a fazer frente ao desafio de reconstrução.

De acordo com o Fundo Social de São Sebastião, 300 toneladas de donativos foram entregues, como alimentos  não perecíveis, e outros itens, tais como, água mineral, produtos de limpeza e higiene pessoal, fraldas geriátricas e infantis, roupas masculinas, femininas (adulto) e infantis, calçados, cobertores, toalhas de banho e roupas de cama.

Prefeitura de São Sebastião
Prefeitura de São Sebastião


Dom José Carlos disse que, com as notícias das chuvas tendo repercussão nacional, vários bispos se colocaram à disposição para ajudar.

“Quero saudar a todos os meus irmãos bispos e suas paróquias pela sua generosíssima ajuda que a Diocese de Caraguatatuba recebeu. Houve uma ajuda muito significativa, e agradeço a todos a colocarem em prática este exercício de misericórdia, disse.

Com os recursos recebidos de dioceses e paróquias de vários locais do país, até com doações anônimas, foi possível comprar geladeiras, fogões e botijões de gás, por exemplo. Essa ajuda com mobiliários e utensílios terá continuidade após a construção de casas pela prefeitura. “Deus abençoe a todos, de modo particular pela união e oração, pela fraternidade”.

CNBB sempre focada na solidariedade

Diante de desastres naturais e crises humanitárias, a Igreja no Brasil realiza atitudes de fraternidade e comunhão.

A iniciativa “SOS Bahia e Minas Gerais: solidariedade que transborda" arrecadou mais de 2,5 milhões de reais para auxiliar as vítimas das enchentes no Norte de Minas Gerais e Sul da Bahia.

Outra campanha é a ação "É tempo de cuidar", onde foram arrecadados alimentos e donativos devido a pandemia e mais recentemente a destinação de recursos para o apoio dos povos Yanomami em Roraima e a ajuda humanitária de 100 mil reais para a comunidade Baixão dos Rochas, no município de São Benedito do Rio Preto (MA), atacada por homens armados que incendiaram casas e expulsaram moradores.

E em todos os anos, ao fim da Campanha da Fraternidade, os valores arrecadados na coleta das missas no Domingo de Ramos são destinados ao apoio a projetos locais de enfrentamento da miséria e da exclusão social pelo Fundo Nacional de Solidariedade (FNS).

Arquivo A produziu especial sobre a Campanha da Fraternidade deste ano



Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...