Notícias

Bispo emérito de Florianópolis (SC) falece aos 94 anos

Dom Vito Schlickmann exerceu diversos cargos como professor, diretor do museu arquidiocesano e presidente do Tribunal Eclesiástico Regional

Escrito por Redação A12

14 FEV 2023 - 14H56 (Atualizada em 14 FEV 2023 - 15H55)

Arquidiocese de Florianópolis

A arquidiocese de Florianópolis (SC) comunicou o falecimento de Dom Vito Schlickmann, seu bispo auxiliar emérito, aos 94 anos, na manhã desta terça-feira (14), “após prolongada enfermidade, que suportou com paciência e fé no Senhor”, diz a nota.

Leia MaisCNBB envia nota de solidariedade ao bispo preso na NicaráguaPapa Francisco recebe membros da presidência da CNBB no VaticanoDom Vito foi ordenado sacerdote em 28 de novembro de 1954. Foi ordenado bispo em 25 de março de 1995, exercendo a missão de bispo auxiliar de Florianópolis até sua renúncia, em 3 de março de 2004.

O bispo realizou diversas missões durante seu ministério: vigário, pároco, professor e reitor do seminário de Azambuja, em Brusque (SC), reitor no pré-seminário de Antônio Carlos (SC), diretor do museu arquidiocesano, além da importante contribuição como presidente do Tribunal Eclesiástico Regional de Santa Catarina, de 1992 a 2002.

Foi também vigário judicial adjunto do Tribunal Eclesiástico, nos anos de 2003 e 2004, e professor de Direito Canônico no Instituto Teológico de Santa Catarina (Itesc).

Arquidiocese de Florianópolisv
Arquidiocese de Florianópolisv


Após o pedido de renúncia, sempre foi atuante nas celebrações da crisma e de festas nas paróquias, além de se dedicar mais à sua paixão pelas orquídeas e bromélias, cultivando-as na Associação Pe. Augusto Zucco (APAZ), no bairro Barreiros, em São José (SC). Dom Vito chegou a ter uma das maiores coleções de bromélias do Brasil.

Dom Vito dedicou-se com esmero às diversas funções a ele confiadas na ação pastoral e evangelizadora da Arquidiocese de Florianópolis, e cultivou, além das flores, otimismo e amizades com os padres com quem trabalhou. Roga a Deus que conforte os corações de amigos e familiares, e dê ao nosso irmão o descanso eterno”, diz um trecho da nota de pesar da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), assinada em nome do presidente da entidade, Dom Walmor Oliveira de Azevedo.

Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...