Notícias

Bispo emérito de Itumbiara (GO) falece aos 77 anos

Dom Fernando Brochini, da Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo, cumpriu sua missão com mais de 50 anos dedicados ao serviço pastoral

Escrito por Redação A12

16 MAR 2024 - 11H29 (Atualizada em 18 MAR 2024 - 08H52)

CNBB

Na manhã deste sábado (16), a Diocese de Itumbiara (GO) informou o falecimento de seu bispo emérito, Dom Antônio Fernando Brochini, 77 anos, sétimo bispo diocesano da Igreja Particular. O falecimento ocorreu na sexta-feira (15), no Complexo Hospitalar Uberlândia Medical Center, em Uberlândia (MG), onde recebia tratamento de Leucemia mieloide aguda desde fevereiro de 2022.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou nota de Condolência, manifestando seu pesar e sentimento ao atual bispo diocesano, Dom José Aparecido Gonçalves de Almeida, aos membros da Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo, conhecida como Estigmatinos, aos familiares e a todo povo de Deus presente na Igreja de Itumbiara.

“Que Deus em sua infinita misericórdia faça brilhar para a ele a luz divina. Agradecemos a Deus pela caminhada de Dom Antônio cheia de frutos para a vida da Igreja, especialmente em espaços de coordenação da sua congregação religiosa e no esforço, permanente, na formação de seminaristas, padres e religiosos, em Goiás, sobretudo quando dirigiu o Instituto de Filosofia e Teologia, espaço de formação destinado à formação de padres do Centro-Oeste. Somos gratos também pelo seu pastoreio à frente da diocese de Itumbiara desde 2014, sendo seu 7º bispo diocesano, Igreja na qual procurou viver de forma coerente dom o seu lema episcopal: 'Testemunho de Comunhão', diz um trecho da mensagem.

Diocese de Itumbiara
Diocese de Itumbiara


Trajetória eclesial

Dom Fernando fez sua profissão religiosa na Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo em 3 de fevereiro de 1973 e foi ordenado sacerdote em 8 de dezembro do mesmo ano.

Entre as funções realizadas neste período, Dom Fernando foi formador do Seminário Menor, Superior local e Provincial em Morrinhos (GO), diretor de ginásio, formador dos estudantes Professos Estigmatinos e diretor do Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás, superior Provincial, e formador dos Estudantes de Filosofia.

Em 12 de dezembro de 2001 foi nomeado bispo coadjutor de Jaboticabal (SP) e recebeu a ordenação episcopal no dia 3 de março do ano seguinte. Tornou-se bispo diocesano no dia 25 de junho de 2003, sucedendo a Dom Luiz Eugênio Perez.

Em 15 de outubro de 2014, o Papa Francisco o nomeou bispo da Diocese de Itumbiara (GO). Em 3 de janeiro de 2015 tomou posse canônica na Catedral Santa Rita de Cássia de Itumbiara, pelo núncio Apostólico Dom Giovanni D’Anielo. Em julho de 2023, o Papa acolheu o pedido de renúncia de Dom Fernando em razão de ter completado 75 anos em 2021, conforme previsto no Direito Canônico.

.:: Bispos do Brasil falam sobre amizade social


Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...