Na manhã deste sábado (16), a Diocese de Itumbiara (GO) informou o falecimento de seu bispo emérito, Dom Antônio Fernando Brochini, 77 anos, sétimo bispo diocesano da Igreja Particular. O falecimento ocorreu na sexta-feira (15), no Complexo Hospitalar Uberlândia Medical Center, em Uberlândia (MG), onde recebia tratamento de Leucemia mieloide aguda desde fevereiro de 2022.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou nota de Condolência, manifestando seu pesar e sentimento ao atual bispo diocesano, Dom José Aparecido Gonçalves de Almeida, aos membros da Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo, conhecida como Estigmatinos, aos familiares e a todo povo de Deus presente na Igreja de Itumbiara.
“Que Deus em sua infinita misericórdia faça brilhar para a ele a luz divina. Agradecemos a Deus pela caminhada de Dom Antônio cheia de frutos para a vida da Igreja, especialmente em espaços de coordenação da sua congregação religiosa e no esforço, permanente, na formação de seminaristas, padres e religiosos, em Goiás, sobretudo quando dirigiu o Instituto de Filosofia e Teologia, espaço de formação destinado à formação de padres do Centro-Oeste. Somos gratos também pelo seu pastoreio à frente da diocese de Itumbiara desde 2014, sendo seu 7º bispo diocesano, Igreja na qual procurou viver de forma coerente dom o seu lema episcopal: 'Testemunho de Comunhão'”, diz um trecho da mensagem.
Trajetória eclesial
Dom Fernando fez sua profissão religiosa na Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo em 3 de fevereiro de 1973 e foi ordenado sacerdote em 8 de dezembro do mesmo ano.
Entre as funções realizadas neste período, Dom Fernando foi formador do Seminário Menor, Superior local e Provincial em Morrinhos (GO), diretor de ginásio, formador dos estudantes Professos Estigmatinos e diretor do Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás, superior Provincial, e formador dos Estudantes de Filosofia.
Em 12 de dezembro de 2001 foi nomeado bispo coadjutor de Jaboticabal (SP) e recebeu a ordenação episcopal no dia 3 de março do ano seguinte. Tornou-se bispo diocesano no dia 25 de junho de 2003, sucedendo a Dom Luiz Eugênio Perez.
Em 15 de outubro de 2014, o Papa Francisco o nomeou bispo da Diocese de Itumbiara (GO). Em 3 de janeiro de 2015 tomou posse canônica na Catedral Santa Rita de Cássia de Itumbiara, pelo núncio Apostólico Dom Giovanni D’Anielo. Em julho de 2023, o Papa acolheu o pedido de renúncia de Dom Fernando em razão de ter completado 75 anos em 2021, conforme previsto no Direito Canônico.
.:: Bispos do Brasil falam sobre amizade social
Fonte: CNBB
Papa Francisco nos incentiva ao riso e ao bom humor!
Relembre momentos leves e inspiradores do Santo Padre, que valoriza o senso de humor
6 situações nunca antes vistas em um Jubileu
Diante de um mundo tecnológico e globalizado, o Ano Jubilar de 2025 ficará marcado pelas novidades
A Igreja como propagadora da verdade diante das notícias falsas
Matéria especial do Portal A12 mostra o combate da Igreja contra a desinformação no ambiente digital
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.