Notícias

Cardeal Motta: 42 anos da morte do primeiro Arcebispo de Aparecida

O Cardeal Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta está entre os grandes construtores do Santuário Nacional

Escrito por Redação A12

18 SET 2023 - 11H20 (Atualizada em 18 SET 2024 - 12H38)

CDM - Centro de Documentação e Memória do Santuário Nacional de Aparecida

Leia MaisRelembramos a história do Cardeal Motta no Santuário NacionalO Santuário Nacional e Arquidiocese de Aparecida, nesta quarta-feira (18), relembram o Cardeal Carlos Carmelo de Vasconcellos Motta pelos 42 anos de seu falecimento.

Foi no dia 18 de setembro de 1962 que o primeiro bispo de Aparecida (SP) faleceu. Foram 92 anos de dedicação integral à Igreja.

Primeiramente como Administrador Apostólico de Aparecida, em 1958, e em seguida nomeado como arcebispo da recém-criada Arquidiocese em abril de 1964, o Cardeal exerceu seu ministério episcopal até sua morte.

Além de ter sido o primeiro bispo de Aparecida, Dom Carmelo contribuiu com a criação de Dioceses e fundou diversas instituições de importância nacional, como a Faculdade Paulista de Direito, futuramente Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e a Rádio Nove de Julho.

Cardeal Motta foi ainda um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), sendo seu primeiro presidente, de 1952 a 1958. Entre as curiosidades da vida de Dom Carlos Carmelo, está a escolha do nome da capital federal, Brasília. Foi ele que, no dia 3 de maio de 1957, celebrou a primeira missa na capital brasileira.

CDM - Centro de Documentação e Memória do Santuário Nacional de Aparecida
CDM - Centro de Documentação e Memória do Santuário Nacional de Aparecida


Em Aparecida, grandes foram suas contribuições. Por 38 anos ocupou-se em divulgar a devoção à Padroeira do Brasil e prover estruturas de acolhida para os romeiros e as romarias.

Ainda como arcebispo de São Paulo, iniciou as tratativas para a construção da Basílica Nova. Para ele, o novo templo deveria ser uma “oração de pedra para os céus, pujante como a fé do povo brasileiro”, como declarou em uma entrevista ao Jornal Santuário de Aparecida, em 20 de junho de 1946.

Finalmente, em 1980, realizou seu sonho de ver a Basílica Nova construída. O próprio Papa São João Paulo II veio ao Brasil para consagrar o templo, sendo recepcionado pelo Cardeal.

:: Cardeal Motta: uma vida de doação pela Igreja

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...