Cardeal Parolin alerta a sociedade para o cuidado com a Casa Comum

Há anos a sociedade é alertada para cuidar do meio ambiente e incentivada a trabalhar em ações que podem amenizar os problemas climáticos no futuro. Essa é uma questão que mobiliza empresas e instituições de diversos setores, incluindo a Igreja. Leia MaisSemana Laudato si' traz reflexões sobre o cuidado urgente com a Casa ComumPara entender o Sínodo da Amazônia é preciso ler a ‘Laudato sì’
O Papa Francisco em sua primeira Carta Encíclica chamada Laudato Si’, pediu aos cristãos que cuidem do local onde vivemos, a nossa Casa Comum. E alertou que sem ela nós não sobrevivemos.
“Esquecemo-nos de que nós mesmos somos terra (cf. Gn 2, 7). O nosso corpo é constituído pelos elementos do planeta; o seu ar permite-nos respirar, e a sua água vivifica-nos e restaura-nos.”
Nesta semana o secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, falou sobre o assunto para o segundo Encontro Nacional sobre a Beleza da Criação. Em seu vídeo ele enfatizou que é preciso proteger e garantir a fertilidade da Terra para as futuras gerações.
"Tudo o que foi criado deve ser reconhecido, cuidado e protegido, valorizado e cultivado".
O cardeal lembrou que a Santa Sé renova o compromisso de cuidar da Casa Comum por meio de iniciativas em diferentes níveis, “não só de respeito, mas sobretudo de amor para com o Criador”.
O secretário de Estado lembrou que entre as atividades mais recentes do Vaticano, está "a adesão a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança Climática e ao Acordo de Paris".
E destaca que essa atividade "representa um passo significativo para o cuidado da Casa Comum, também em nível multilateral, para compartilhar e fortalecer o compromisso internacional de enfrentar a mudança climática, um grave problema a ser enfrentado agora e no futuro".
Além disso, o cardeal reafirmou que todos "temos a responsabilidade de cuidar e cultivar a nossa Casa comum", pois é nosso "dever protegê-la e assegurar sua fertilidade contínua para as gerações futuras".
“A beleza que temos ao nosso redor desaparecerá se não cuidarmos dela, privando assim os jovens de hoje e de amanhã, os quais nunca poderiam vê-la”
Fonte: Vatican News

Três mulheres, três vocações, uma mesma santidade
Independentemente da vocação, todos somos chamados à santidade. É um equívoco pensar que apenas quem tem a vocação religiosa ou sacerdotal pode se tornar santo.

Papa pede solidariedade ao rezar pelas vítimas da tragédia na Turquia e na Síria
O Papa Francisco, nesta quarta-feira (08), durante a tradicional Audiência Geral que acontece no Vaticano, falou novamente sobre a tragédia que acometeu Turquia e Síria na última segunda-feira (06).

Igreja convida a sociedade a rezar e refletir contra o tráfico de pessoas
Dia 8 de fevereiro, dia de Santa Josefina Bakhita, a Igreja fortalece a 9ª edição de Oração e Reflexão Contra o Tráfico de Pessoas.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.