Notícias

CNBB divulga edital do Fundo Nacional da Solidariedade

Entidades poderão cadastrar projetos que estejam de acordo com a temática “Fraternidade e Educação”

Escrito por Redação A12

28 ABR 2022 - 16H40 (Atualizada em 29 ABR 2022 - 08H52)

CNBB

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nesta semana o edital do Fundo Nacional de Solidariedade de 2022. Entidades Sociais sem fins lucrativos, confessionais ou não, com situação fiscal regular e que estejam habilitadas a trabalhar com a temática proposta pela CF 2022, podem inscrever seus projetos.

Neste ano, para os três eixos do FNS são considerados os critérios de continuidade do contexto pandêmico, em especial no que diz respeito às marcas nas áreas de segurança alimentar e saúde, a qualidade e realidade da educação, conforme o tema da CF e a continuidade da preocupação com a geração de renda.

Os eixos para atendimento dos projetos em 2022 são, portanto, os seguintes:

1º eixo: Apoio a projetos educativos: iniciativas comunitárias no campo da educação com destaque para comunidades carentes, desde a educação básica até o período imediatamente anterior à formação universitária, considerando a inclusão digital. Promoção de iniciativas educativas com foco no humanismo solidário promovendo o diálogo, globalizando a esperança, e buscando uma verdadeira inclusão e rede de cooperação para a defesa dos direitos sociais e humanitários;

2º eixo: auxílio a situações de insegurança alimentar e vulnerabilidade social: Projetos voltados para o enfrentamento da insegurança alimentar, desigualdades e a vulnerabilidade social, que trabalhem e incentivem o desenvolvimento pessoal e social, buscando elementos para a garantia dos direitos fundamentais e o exercício da cidadania, proteção dos excluídos socialmente. Aproveitamento integral dos alimentos, aquisição de alimentos in natura e/ou prontos para consumo humano, apoio à agricultura familiar, assessoramento para a busca de direitos sociais adquiridos, tendo em vista o atendimento de situações de fome aguda;

3º eixo: capacitação para a geração de renda: Projetos voltados para formação profissional estimulando o empreendedorismo de forma cooperada ou associada e que beneficiem especificamente pessoas de baixa renda. Ações que estimulem processos inovadores, que alcancem pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social expostos à violência do desemprego e da desigualdade econômica, com especial atenção para projetos que necessitem de apoio para serem iniciados.

Leia MaisCampanha da Fraternidade 2022 tem feedback positivo em Assembleia Geral Coleta da Solidariedade: Gesto concreto da Campanha da Fraternidade

Orientações

É importante ressaltar que serão aceitos para a apresentação e aprovação projetos de dioceses, paróquias, comunidades, pastorais e outras organizações sociais que tenham finalidade essencialmente humanitária e social, com atenção para a defesa da vida, em especial as mais vulneráveis.

Os projetos deverão apresentar caráter inovador e potencial multiplicador. Devem, ainda, executar as ações no ano de 2022, ou ao menos iniciá-las, necessariamente terminando até 31 de julho de 2023. Também deverão ter recomendação ou parecer do bispo diocesano da jurisdição, ainda que não seja uma entidade diretamente ligada à Igreja.

Para inscrever o projeto é necessário acessar o site do FNS ou o site da CNBB; e clicar no “banner” Fundo Nacional de Solidariedade, até o dia 15 de junho de 2022.

Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...