Com a proximidade do processo eleitoral deste ano, a Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) elaborou um protocolo para as audiências com os candidatos aos cargos eletivos.
A entidade já realiza essa ação com candidatos e autoridades, as audiências são importantes para a construção do bem comum, fortalecendo o diálogo da Igreja com a sociedade.
Leia MaisA marcha das Eleições: A evolução dos partidos políticos no BrasilCNBB e TSE assinam termo de cooperação em prol do diálogo da paz nas eleiçõesA Marcha das Eleições: O Direito ao Voto no BrasilApós ouvir regionais e analisar propostas com o Conselho Permanente da CNBB, o documento foi elaborado com o apoio das Assessorias Políticas e de Comunicação e vai orientar os atendimentos de candidatos a cargos eleitorais.
A presidência da CNBB enviou o material aos bispos “no desejo de que, em contínua aprendizagem, consigamos atravessar o período eleitoral contribuindo para o bem comum, com especial atenção aos mais fragilizados e evitando, dentro do possível, as sequelas da divisão e do pecado”.
E ainda afirma que vai seguir o protocolo, apresentando-o aos candidatos e suas assessorias quando procurarem a CNBB para as audiências.
“Solicitamos que ele seja divulgado e, conforme nele é dito, seja adequado à realidade de cada regional, mantida por certo a unidade de toda a Igreja no Brasil”.
O Protocolo para atendimento de candidatos e candidatas a cargos eleitorais em 2022 apresenta 11 pontos que direcionam os responsáveis pelos atendimentos, de acordo com o cargo em disputa, e definem um roteiro para as visitas dos candidatos. A orientação é que todos sejam atendidos, “ainda que de forma diferenciada de acordo com o cargo em disputa”.
Uma das orientações é que os candidatos à Presidência da República, sejam recebidos pelo presidente e pelo secretário-geral da CNBB, acompanhados das assessorias política e de comunicação da CNBB e do candidato. Já os candidatos ao Senado e à Câmara dos Deputados serão atendidos, preferencialmente, pelas presidências dos regionais, que também devem atender os candidatos aos governos.
O protocolo define que todas as solicitações devem ser encaminhadas à Assessoria Política da CNBB, por meio do endereço eletrônico: politica@cnbb.org.br
De acordo com o protocolo, a Presidência da CNBB buscará abordar durante a conversa com todos os candidatos os mesmos pontos: Acordo Brasil Santa-Sé; defesa da Casa Comum; defesa da Democracia; defesa do verdadeiro Estado Laico; defesa integral da vida; Economia de Francisco; Educação; Pobreza, exclusão e justiça social.
O documento também dá indicações para o acesso da imprensa e o funcionamento da cobertura midiática das audiências.
Confira o documento na íntegra clicando aqui.
Fonte: CNBB
Papa Francisco exorta abertura ao Evangelho e à paz em Papua-Nova Guiné
Papa celebra Missa em Port Moresby, destacando a abertura a Deus e ao Evangelho. No Angelus, pede paz para povos e a criação.
Jesus quer nos curar e nos dar dignidade!
Curando um pagão, Jesus mostra que a graça de Deus está disponível para todos
Papa se despede da Indonésia rumo a Papua-Nova Guiné
Esta é uma das maiores viagens apostólicas de seu pontificado, com mais de 12 dias percorrendo dois continentes.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.