Notícias

59ª Assembleia Geral: CNBB abre credenciamento para a imprensa

Até 22 de agosto, profissionais de comunicação poderão se inscrever e participar do encontro realizado em Aparecida (SP)

Escrito por Alberto Andrade

10 AGO 2022 - 13H37 (Atualizada em 16 AGO 2022 - 15H22)

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está finalizando a organização da segunda fase da 59ª Assembleia Geral, que irá acontecer de forma presencial no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, no Santuário Nacional, na cidade de Aparecida (SP), de 28 de agosto a 2 de setembro.

Estão sendo esperados Cardeais, Arcebispos, Bispos diocesanos e auxiliares, coadjutores, além dos Bispos eméritos e representantes de organismos e pastorais da Igreja convidados pela CNBB.

O período para os profissionais da imprensa realizarem o credenciamento para a cobertura da Assembleia Geral vai até a próxima segunda-feira, 22 de agosto, às 12h. O credenciamento é Exclusivo para aqueles que estarão no Santuário Nacional durante o evento.

Aos profissionais credenciados, será permitido o acesso ao Centro de Eventos. A liberação será realizada após apresentação de documento de identidade com foto. Haverá uma sala de imprensa com mesas e cadeiras e acesso a internet para uso. Os profissionais também receberão comunicados e releases da Assembleia por e-mail. Para se inscrever, acesse este link

Leia MaisComissão da CNBB realiza série sobre Juventude e PolíticaA etapa presencial vai ser oportunidade do episcopado a aprofundar o tema central “Igreja Sinodal – Comunhão, Participação e Missão”, e também pensar propostas e indicações para a elaboração das próximas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE).

“Reencontrar, conviver, votar e rezar!”

São estes os verbos que vão reger a etapa presencial da Assembleia, pelas palavras do secretário-geral da CNBB, Dom Joel Portella Amado.

Os Bispos precisam estar de forma presencial para as votações importantes para a Igreja no Brasil como as atualizações no Estatuto da CNBB, Novo Missal, a instauração do Ministério do Catequista, o Tema Central da 60ª Assembleia Geral da CNBB em 2023, em sintonia ao Sínodo dos Bispos com o Papa Francisco, já programado para outubro do ano que vem, como também o planejamento da Animação Bíblica da Pastoral a partir das comunidades eclesiais missionárias.

Dom Joel também informa que além das votações, será realizado o retiro dos Bispos e momentos que marcarão as comemorações do ano jubilar de comemorações dos 70 anos da CNBB.

CNBB
CNBB
Dom Joel Portella, secretário geral da CNBB


Diferente das assembleias presenciais anteriores, a celebração da Santa Missa não será realizada na manhã, mas às 18h, todos os dias.

O objetivo é ganhar mais tempo para garantir a realização de duas sessões, na parte da manhã, para garantir a votação dos temas. Após o almoço, as tardes, serão dedicadas às reuniões reservadas dos bispos.

Página especial da Assembleia

Para simplificar o acesso para as Dioceses, Bispos e quem estiver presente no evento, Assessoria de Comunicação da CNBB lançou na última terça-feira (9), uma página especial da 59ª Assembleia Geral. 

O site foi desenvolvido especialmente para oferecer informações aos veículos de comunicação, jornalistas e convidados que vão cobrir o evento presencialmente, em Aparecida (SP), com informações, perguntas e respostas sobre o encontro, programação e momentos que serão abertos à imprensa durante a etapa presencial.

Materiais já foram publicados na página como a explicação do arcebispo de Santa Maria (RS) e presidente da Comissão do Tema Central, Dom Leomar Antônio Brustolin, que falou sobre a renovação das estruturas de cada paróquia após o tempo de pandemia e como isso vai ser aplicado em cada Diocese.

“Houve destaque para os temas: ministerialidade e conselhos que permitem à Igreja, no território nacional, renovar suas estruturas para melhor evangelizar e valorizar serviços e ministérios laicais reconhecidos e instituídos (catequista, leitores e acólitos)”, salientou.

Relembre a Celebração pelos 15 anos da Conferência de Aparecida


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.