Entre os diversos temas que serão votados na fase presencial da 59ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), está o Texto de Estudos 114 sobre a “Animação Bíblica da Pastoral a partir das comunidades eclesiais missionárias”, com o título “E a Palavra habitou entre nós” (Jo 1,14).
Leia Mais Santa Sé aprova tradução brasileira do Missal Romano59ª Assembleia Geral: CNBB vai atualizar seu estatuto Depois que os Bispos realizarem suas análises e opiniões, o estudo poderá se tornar um documento da CNBB. Para Dom José Antônio Peruzzo, Arcebispo de Curitiba (PR) e responsável pela Animação Bíblico-Catequética da CNBB, o reconhecimento do texto como documento faz crescer grandemente o compromisso do próprio episcopado com a causa documentada.
“O texto anseia que a Palavra de Deus tenha um lugar de maior protagonismo nas motivações e inspirações e projetos evangelizadores da nossa Igreja”, disse.
No Brasil, especialmente tivemos um belíssimo histórico dessa animação nas comunidades. A base de qualquer encontro de algum movimento, grupo ou pastoral deve se basear na Palavra de Deus. Na iniciação à vida Cristã, a Bíblia tem que estar no Centro, ser uma grande protagonista nas motivações e inspirações para os projetos de evangelização em nossa Igreja.
A iniciativa obedece ao que foi proposto pelo Papa emérito Bento XVI em sua exortação Verbum Domini, em 2012, onde o Santo Padre enfatiza que a própria Igreja em sua natureza se alegra pela Palavra em todos os seus projetos evangelizadores.
O que o futuro documento ilustra para nós?
Dom Peruzzo também orienta que o Texto 114 tem como principal indicação nos mostrar que Deus quer sempre falar ao nosso coração e também a partir da Sagrada Escritura.
“Precisamos ser uma Igreja que deixa o Senhor lhe falar e é preciso acolher sua Palavra, ouvi-lo antes, e que cresçamos nesse projeto de colocar a Palavra de Deus no centro de tudo o que quisermos como Igreja”.
Ainda de acordo com o Bispo, o texto não tem inovações, mas sim reforça a Palavra como instrumento para não perdemos a fé em Cristo.
“Aquilo que já se faz, não é preciso inventar algo novo, mas tudo o que fizermos que a Palavra seja a grande inspiração e o grande critério”, explicou.

Assembleia terá cobertura total da Rede Aparecida
A segunda etapa da 59ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), acontece de 28 de agosto a 2 de setembro, de forma presencial no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida
A etapa presencial vai ser oportunidade do episcopado a aprofundar o tema central “Igreja Sinodal – Comunhão, Participação e Missão”, e também pensar propostas e indicações para a elaboração das próximas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE).
O Portal A12 vai realizar a cobertura do evento e você pode conferir o conteúdo na página a12.com/cnbb. Os portais e as redes sociais da CNBB também vão exibir os principais temas abordados nas sessões, além dos boletins diários.
As coletivas poderão ser acompanhadas ao vivo pelo Portal A12 e redes sociais da CNBB. Já às celebrações, às 18h pelo Aparecida Ao Vivo e TV Aparecida.
Arquivo A irá exibir um especial sobre os 70 anos da CNBB
Fonte: CNBB
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Lista de agradecimentos do ano de 2025, qual é a sua?
Neste Advento, já caminhando para o fim do Ano Santo, o Portal A12 te convida a fazer um exercício de gratidão. Faça sua lista e comunique esperança a todos!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.