O Diretório Geral para a Catequese afirma que os encontros precisam fundamentalmente favorecer o conhecimento da fé, a formação moral, ensinar a rezar e educar sobre a liturgia.
Por isso, na hora de preparar um plano de catequese para 2026, é importante checar se o método e conteúdo pensados para cada período se encaixam nestas importantes tarefas citadas.
O Concílio Vaticano II assim se expressou sobre essas tarefas: “A formação catequética, que ilumina e fortifica a fé, nutre a vida segundo o espírito de Cristo, leva a uma participação consciente e ativa no mistério litúrgico e desperta para a atividade apostólica”.
Nesse sentido, outra dica é conferir o Calendário Litúrgico para adequar os assuntos de cada encontro. Isso permitirá aos catequizandos melhor assimilação a partir da vivência concreta na liturgia.
::. Confira aqui as datas das Solenidades de 2026
Para trazer mais clareza ao seu planejamento e abrir caminhos para a sua criatividade, veja uma dica para cada atribuição do Diretório:
Para favorecer o conhecimento da fé…
“O aprofundamento no conhecimento da fé ilumina cristãmente a existência humana, alimenta a vida de fé e habilita também a prestar razão dela no mundo. A entrega do símbolo, compêndio da Escritura e da fé da Igreja, exprime a realização desta tarefa.” Diretório Geral para Catequese, 85.
Promova estudos da Bíblia, destacando especialmente o Evangelho de São Mateus, a leitura principal do Ano Litúrgico A. Os textos do evangelista Mateus são considerados os mais catequéticos e possuem muitos ensinamentos de Jesus.
Para isso, é possível aplicar a Lectio Divina, um método antigo na Igreja e adequado para qualquer idade. Ela possui quatro etapas: leitura, meditação, oração e contemplação.
“A evangelização, « que comporta também o anúncio e a proposta moral », difunde toda a sua força interpeladora quando, juntamente com a palavra anunciada, sabe oferecer também a palavra vivida.” Diretório Geral para Catequese, 85.
Apresente “estudos de casos” de situações reais que envolvem mentiras, fofocas e solidariedade, por exemplo, para que os catequizandos reflitam sobre quais são as verdadeiras atitudes cristãs.
Para isso, use como base as virtudes cardeais e teologais e, um dos textos mais importantes do Evangelho de Mateus: As Bem-Aventuranças. A vida dos santos também são de grande importância para exemplificar a moral cristã.
“O Sermão da Montanha, no qual Jesus retoma o decálogo e o imprime com o espírito das bem-aventuranças, é uma referência indispensável na formação moral, hoje tão necessária.” Diretório Geral para Catequese, 85.
add_box Virtudes teologais: fé, esperança e caridade
“Quando a catequese é permeada por um clima de oração, o aprendizado de toda a vida cristã alcança a sua profundidade. Este clima se faz particularmente necessário quando o catecúmeno e os catequizandos encontram-se diante dos aspectos mais exigentes do Evangelho e se sentem fracos, ou quando descobrem, admirados, a ação de Deus na sua vida.” Diretório Geral para Catequese, 85.
Em todos os encontros, proporcione momentos de oração, seja espontânea, silenciosa ou escrita.
Além disso, leve os catequizandos para momentos de adoração ao Santíssimo Sacramento, ajudando-os a cultivar uma relação mais próxima com Jesus.
add_box Oração ao Santíssimo Sacramento
Para educar sobre a liturgia…
“De fato, « Cristo está sempre presente em Sua Igreja, sobretudo nas ações litúrgicas ». A comunhão com Jesus Cristo leva a celebrar a sua presença salvífica nos sacramentos e, particularmente, na Eucaristia.” Diretório Geral para Catequese, 85.
Explique assuntos essenciais como o Calendário Litúrgico, a divisão dos Tempos da Igreja (especialmente a quaresma e o advento), o significado dos sacramentos e dos objetos litúrgicos.
add_box Por que os anos litúrgicos são divididos em A, B e C?
Além disso, promova a participação ativa de cada catequizando na Liturgia, pois como destacado anteriormente, a vivência consciente no mistério litúrgico dará todo o sentido, fortalecerá a fé e despertará neles o serviço, o apostolado.
add_box Vocação Catequista: será que estou no caminho certo?
Fonte: Diretório Geral para a Catequese
Você sabia que se arrepender também é considerado ser forte?
Livro “Da culpa ao arrependimento”, de René Dentz, investiga a coragem investida no ato de se arrepender e que age de forma transformadora na vida
Comissão Petrocchi publica relatório sobre o diaconato feminino
Relatório da Comissão Petrocchi apresenta conclusões sobre o diaconato feminino e a atuação das mulheres na vida e na missão da Igreja.
Carlo Acutis, Frassati e mais: relembre as canonizações do ano!
Portal A12 faz retrospectiva das principais notícias da Igreja no mundo em 2025. Nesta 1ª matéria, recorde a vocação dos santos canonizados pelo Papa Leão XIV
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.