Notícias

Veja como foi o 2º dia do Congresso virtual sobre Documento de Aparecida

O encontro acontece até quarta-feira, 14 de setembro

Escrito por Lais Silva

12 SET 2022 - 10H39 (Atualizada em 14 SET 2022 - 08H08)

Reprodução/ Youtube Teologia a Distância PUC-Rio

Teólogos latino-americanos participam do Congresso Internacional virtual “Aparecida, 15 anos depois, à luz do Magistério do Papa Francisco”, organizado pela Conferência das Instituições Católicas de Teologia da América Latina e do Caribe (COCTI), que teve inicio nesta segunda-feira, 12 setembro.
Leia MaisDom Geraldo Lyrio relaciona Documento de Aparecida com o Pontificado de FranciscoEm assembleia, Bispos paulistas recordam 15 anos do Documento de AparecidaDom Orlando faz avaliação dos 15 anos do Documento de Aparecida

A expectativa para esse encontro, que acontece até quarta-feira, 14 de setembro, é de uma reflexão importante e debates construtivos a respeito do Documento de Aparecida e das ações do Papa Francisco.

"Esperamos reunir os teólogos do continente em torno dos temas de Aparecida e dos desafios que o Papa Francisco nos apontou", disse Pe. Waldecir Gonzaga, presidente do COCTI.

O sacerdote brasileiro também destacou as intenções do Congresso a respeito de trazer uma reflexão abordando o passado, presente e futuro da Igreja no continente, “refletindo sobre os temas propostos a partir da visão de uma conversão pastoral de uma Igreja em saída".



Neste ano, o Documento de Aparecida completa 15 anos, e nesse período muitas situações e realidades em termos sociais, políticos e religiosos mudaram, especialmente após uma pandemia mundial de Covid-19.

"Esperamos analisar o presente mantendo o passado diante de nossos olhos e olhando para o futuro da Igreja no continente", explicou pe. Waldecir Gonzaga. E completou dizendo que "este congresso não quer avaliar a Assembleia Eclesial, que é de fundamental importância para a Igreja da América Latina e do Caribe. No entanto, é inegável que haverá comentários e menções sobre ela".

O padre também destacou que não é possível olhar para a Igreja Católica no continente sem pensar nos passos dados pelas “Conferências antes de Aparecida, de Medellín a Santo Domingo, os avanços do Sínodo da Amazônia e as conquistas da Assembleia Eclesial”.

O evento conta com o apoio e a organização de Universidades de todo o continente, do Conselho Episcopal Latino-americano e Caribenho (Celam), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), do Instituto Nacional da Paz (INAPAZ), Ecclesia in America, INSECTOS, entre outros.


Reprodução/ Departamento de Teologia PUC-Rio
Reprodução/ Departamento de Teologia PUC-Rio


2º dia de evento

Dividido em 2 períodos, manhã e tarde, o segundo dia de Congresso iniciou com o professor Paulo Fernando Andrade, que fez uma Conferência sobre o tema “Opção pelos pobres na Conferência de Aparecida, no magistério do Papa Francisco”. Conduzido no início pelo padre Marcos Bejarano, e com outros diferentes participantes, o encontro foi aberto para interação, sendo possível reagir e enviar perguntas aos palestrantes.

Ainda pela manhã, P. Marcial, brasileiro, falou sobre diálogo inter-religioso e unidade dos cristãos a partir de Aparecida. No período da tarde, o momento foi orientado por Jorge Costadoat e contou com o professor Fernando Soler e Carlos Schickendantz, que tratou sobre “Crise de abusos e reestruturação da Igreja 15 anos após Aparecida”.

Totalizando cerca de 5h de encontro, com diferentes assuntos pautados sobre o documento e diversos participantes, o segundo dia do Congresso foi finalizado. 

.:: Acompanhe o Congresso virtual.

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Lais Silva, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...