A expectativa para esse encontro, que acontece até quarta-feira, 14 de setembro, é de uma reflexão importante e debates construtivos a respeito do Documento de Aparecida e das ações do Papa Francisco.
"Esperamos reunir os teólogos do continente em torno dos temas de Aparecida e dos desafios que o Papa Francisco nos apontou", disse Pe. Waldecir Gonzaga, presidente do COCTI.
O sacerdote brasileiro também destacou as intenções do Congresso a respeito de trazer uma reflexão abordando o passado, presente e futuro da Igreja no continente, “refletindo sobre os temas propostos a partir da visão de uma conversão pastoral de uma Igreja em saída".
Neste ano, o Documento de Aparecida completa 15 anos, e nesse período muitas situações e realidades em termos sociais, políticos e religiosos mudaram, especialmente após uma pandemia mundial de Covid-19.
"Esperamos analisar o presente mantendo o passado diante de nossos olhos e olhando para o futuro da Igreja no continente", explicou pe. Waldecir Gonzaga. E completou dizendo que "este congresso não quer avaliar a Assembleia Eclesial, que é de fundamental importância para a Igreja da América Latina e do Caribe. No entanto, é inegável que haverá comentários e menções sobre ela".
O padre também destacou que não é possível olhar para a Igreja Católica no continente sem pensar nos passos dados pelas “Conferências antes de Aparecida, de Medellín a Santo Domingo, os avanços do Sínodo da Amazônia e as conquistas da Assembleia Eclesial”.
O evento conta com o apoio e a organização de Universidades de todo o continente, do Conselho Episcopal Latino-americano e Caribenho (Celam), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), do Instituto Nacional da Paz (INAPAZ), Ecclesia in America, INSECTOS, entre outros.
2º dia de evento
Dividido em 2 períodos, manhã e tarde, o segundo dia de Congresso iniciou com o professor Paulo Fernando Andrade, que fez uma Conferência sobre o tema “Opção pelos pobres na Conferência de Aparecida, no magistério do Papa Francisco”. Conduzido no início pelo padre Marcos Bejarano, e com outros diferentes participantes, o encontro foi aberto para interação, sendo possível reagir e enviar perguntas aos palestrantes.
Ainda pela manhã, P. Marcial, brasileiro, falou sobre diálogo inter-religioso e unidade dos cristãos a partir de Aparecida. No período da tarde, o momento foi orientado por Jorge Costadoat e contou com o professor Fernando Soler e Carlos Schickendantz, que tratou sobre “Crise de abusos e reestruturação da Igreja 15 anos após Aparecida”.
Totalizando cerca de 5h de encontro, com diferentes assuntos pautados sobre o documento e diversos participantes, o segundo dia do Congresso foi finalizado.
.:: Acompanhe o Congresso virtual.
Fonte: Vatican News
Como celebrar o Mês da Bíblia em sua comunidade
Quer saber como aproveitar o Mês da Bíblia para engajar sua comunidade? Veja dicas para participar de missas, organizar palestras e promover celebrações especiais. Saiba mais.
Rede Aparecida celebra aniversário com palestra sobre IA para colaboradores
Rede Aparecida celebra aniversário com palestra sobre IA para colaboradores, ministrada pelo professor Fernando Nascimento, destacando sua aplicação na comunicação. Saiba mais.
Conheça o Santuário dedicado à Mãe Aparecida em Jundiaí (SP)
Saiba mais desta Igreja no interior de São Paulo, com a forte devoção mariana.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.