Leia MaisNossa Senhora fica intacta após fogo destruir caminhãoCaminhão pega fogo e imagem de Nossa Senhora fica intacta
Em agosto de 1945, nas terras japonesas de Hiroshima e Nagasaki, acontecia a maior tragédia atômica da história. Os Estados Unidos bombardearam o Japão com a finalidade de que o país se rendesse e, consequentemente, evitasse a invasão dos americanos, que acarretaria na morte de seus soldados.
O primeiro ataque ocorreu em 6 de agosto, em Hiroshima, com o lançamento da bomba atômica “Little Boy”, no momento de sua explosão 70 mil pessoas morreram. Entretanto, o que os EUA queriam não aparentava acontecer, a rendição japonesa.
Com isso, três dias depois, em 9 de agosto, exatos 77 anos atrás, a “Fat Man”, foi lançada em Nagasaki, bomba ainda mais pesada e fatal que a anterior, que ocasionou a morte instantânea de 40 mil pessoas e levou o Japão a se render. Vale ressaltar que no mesmo ano, bem como nos anos seguintes, milhares de pessoas morreram por doenças e complicações ocasionadas pela radiação.
Em meio a toda destruição que acometeu os japoneses, um milagre foi vivenciado em meio ao desastre: a cabeça da estátua de madeira da Virgem Maria sobreviveu após o ataque atômico em Nagasaki.

A estátua foi encontrada nos escombros da Catedral de Nagasaki e teve seus olhos queimados, originando dois buracos, bem como rachaduras em sua face e pontos enegrecidos. Na bochecha direita, a existência de uma fenda carbonizada remete a uma lágrima escorrendo pela face de Maria.
A Virgem Bombardeada, como ficou conhecida, se tornou símbolo de paz no Japão e já viajou o mundo, inclusive, em 2010 foi para Nova York durante a conferência da ONU sobre o desarmamento nuclear e ficou exposta na Catedral Saint Patrick, durante a missa.
Atualmente, a estátua fica exposta na capela da Catedral de Urakami, que foi construída no mesmo local da antiga, a meio quilômetro do ponto central onde a bomba explodiu.

Em 2019, o Papa Francisco fez uma viagem apostólica para o Japão e visitou o Parque Hipocentro da Bomba Atômica em Nagasaki.
"Este lugar nos torna mais conscientes da dor e do horror que, como seres humanos, somos capazes de infligir a nós mesmos. A cruz bombardeada e a estátua de Nossa Senhora nos lembram mais uma vez do horror indescritível sofrido na própria carne pelas vítimas e suas famílias", diz o Pontífice no local.
A cruz bombardeada, citada pelo Papa Francisco em seu discurso, também é um milagre e uma relíquia do ataque. Em meio a destruição da Catedral de Nagasaki a cruz de madeira, com cerca de um metro e meio de altura, se salvou.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.