Os pensamentos de Tomás de Aquino tiveram um papel muito importante para a história da filosofia e, em um contexto de profunda religiosidade cristã e influência do pensamento aristotélico, ele escreveu uma de suas obras o “Ente e a Essência”.
Trouxemos então, este livro filosófico tomista como mais uma indicação do A12 em parceria com a Editora Ideias e Letras.
Esta é uma edição bilíngue traduzida e introduzida por Carlos Eduardo de Oliveira, professor do Departamento de Filosofia da USP e pesquisador. Na sinopse, o tradutor afirma que “Ler O ente e a essência certamente é poder conhecer melhor um debate do passado.”.
Com 146 páginas distribuídas em 6 capítulos, a obra procura explicar como podemos entender a realidade, distinguindo o que algo é (sua essência) e o fato de ele existir (o ente). Ela foi escrita ainda na juventude do autor e apresenta uma reflexão madura sobre a metafísica aristotélica.
No livro, o autor argumenta que a essência de algo é o que define a sua natureza, ou seja, o que faz algo ser o que é. Por exemplo, a essência de uma árvore é o conjunto de características que a definem como árvore. Já o “ente” é o fato de a árvore existir no mundo. Ele busca entender como a essência e a existência se relacionam.
O texto é essencial para a filosofia medieval e para a teologia cristã, pois oferece uma maneira de compreender o mundo e Deus a partir de uma lógica filosófica, combinando a razão com a fé.
::. Conheça mais sobre São Tomás de Aquino clicando aqui!

No Angelus, Papa destaca São José como modelo de fé
O Papa Leão XIV convidou os fiéis a se inspirarem em São José para viver os últimos dias do Advento preparando o coração para o Natal.
Cantata de Natal em Aparecida emociona fiéis com espetáculo de fé e luz
VII Cantata de Natal da Arquidiocese de Aparecida emociona fiéis em noite de alegre espera pela vinda do Menino Jesus. Evento tradicional foi realizado no Seminário Bom Jesus.
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário litúrgico.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.