Você acompanhou aqui no A12, que no último sábado (22), mais de 2.000 pessoas estiveram reunidas no Santuário Nacional para rezar o Santo Terço e celebrar a Missa em ação de graças às Equipes de Nossa Senhora em todo o mundo.
Leia MaisFamílias de acolhimento e sua missão na JMJRomaria das Famílias enfatizou o direito à dignidade da Vida
Além disso, a Capital Mariana da Fé, desde o dia 23 de julho é a sede da reunião anual do Colégio Internacional das Equipes, que acontece até o próximo sábado (29) no Hotel Rainha do Brasil.
O encontro reúne os casais responsáveis dos 93 países participantes deste movimento, e tem como objetivo tratar temas para a animação, a formação e a capacitação dos inúmeros membros destas famílias.
Para você ter uma ideia da importância desta obra em nossa Igreja, no Brasil, as Equipes são divididas em nove províncias e 70 regiões, reunindo 25.700 casais, 500 viúvos, 2300 sacerdotes conselheiros espirituais e 600 acompanhantes espirituais, num total de 55 mil membros, aproximadamente.
Como funcionam os encontros das Equipes de Nossa Senhora?
O Servo de Deus padre Henri Caffarel foi acionado em 1938 por quatro jovens casais cristãos comprometidos que desejaram viver o seu amor à luz da sua fé católica.
De forma prática, cada equipe tem de cinco a sete casais e mais um sacerdote, que buscam crescer na espiritualidade conjugal através de pontos concretos de esforço como meditação, escuta e prática da Palavra, orações e temas de estudo e orientações de vida.
Cada grupo familiar realiza uma reunião mensal. Para manter sua unidade, o movimento conta com uma estrutura de serviço, da qual só pode participar quem estiver inserido em uma equipe de base.
Encontro mundial ressalta a busca pela santidade familiar
Um dos casais presentes na reunião anual, Mindaugas e Severina Sedziai, que vieram diretamente da Lituânia, em entrevista ao A12 falaram do que Deus já realizou em suas famílias a partir do trabalho nas Equipes de Nossa Senhora em seu país.
"O bom deste trabalho é a regularidade no conteúdo dos encontros. A gente já sabe como começamos nossas reuniões, o que vamos fazer, quando vamos orar. Então está tudo muito claro. Assim, as equipes de apoio e nosso diretor espiritual nos permitem ter uma estabilidade muito boa na família e também nas equipes, porque sabemos o que vem a seguir, assim podendo evoluir em nossa fé. A única razão de estarmos aqui é buscar a santidade! Jesus é a rocha que nos mantém firmes como casais e Equipes de Nossa Senhora".
E, como família, os lituanos falaram da emoção em estar na Casa da Mãe pela primeira vez e deram um bonito testemunho.
"É uma sensação incrível estar aqui, porque não imaginávamos que este Santuário era tão gigante! Nós choramos ao ver a Imagem de Nossa Senhora e reparamos que muitas famílias apresentam seus bebês, e pensávamos que era apenas para agradecer pelo nascimento deles, mas quando soubemos dos testemunhos, isso nos faz chorar porque vimos que a graça do Senhor é sem limites e que os milagres aqui realizados por Deus são reais!"
O conselheiro espiritual da Equipe Responsável Internacional, padre Ricardo Londoño, falou para o A12 do trabalho destes grupos ser uma continuidade ao que foi iniciado no fim dos anos 1930, de sempre atualizar a fé a partir do cotidiano dos casais.
“A ideia é fortalecer e crescer em espiritualidade conjugal e para nós, em nossa ministerialidade como ordenados, é uma imensa graça de Deus ter ao lado outras pessoas que nos ajudam no crescimento, que nos ajudam no fortalecimento da nossa fé e do nosso serviço. Este profeta chamado Padre Cafarel foi inspirado por Deus a ser um instrumento para desenhar este caminho ao longo destas décadas. E é um presente do Espírito à igreja e a cada um, de quem participamos do carisma e do serviço no movimento.”
Outro palestrante deste congresso foi o teólogo Rafael Luciani, um dos maiores especialistas em sinodalidade na América Latina e que faz parte da comissão teológica da 16ª Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, que será concluída no Vaticano em outubro de 2024.
O professor falou ao A12 da contribuição das Equipes de Nossa Senhora para este processo de caminhar juntos com a Igreja e a evangelização.
"Acredito que a sinodalidade nas equipes é algo que eles vivem desde a fundação, pela forma como os leigos trabalham junto com os padres. Mas são os próprios leigos que carregam o movimento, a coordenação e a visão que têm. Estamos buscando o caminho, como melhorar a forma de trabalhar, a forma de viver como movimento em relação ao que o Papa Francisco pediu para o terceiro milênio, que toda a Igreja em todos os movimentos, em todas as pessoas e instituições, possa viver a sinodalidade".
Saiba mais sobre as Equipes de Nossa Senhora
Em que momento dobramos um dos joelhos na Igreja?
Confira a relevância espiritual em fazer este gesto corporal dentro e fora da celebração litúrgica
Papa ouve testemunhos, discursa e vê confrades no Timor-Leste
No Timor-Leste, Papa conheceu personagens importantes na propagação do evangelho no país.
Oração para pedir inspiração ao Espírito Santo
Aprenda a rezar ao Espírito Santo, pedindo Sua inspiração para iluminar suas ações, pensamentos e trazer ânimo às suas atividades diárias.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.