Notícias

Romaria das Famílias enfatizou o direito à dignidade da Vida

Pela intercessão da Mãe Aparecida, evento trouxe momentos de oração, reflexão e partilha em defesa da vida humana

Escrito por Alberto Andrade

08 FEV 2023 - 12H52 (Atualizada em 08 FEV 2023 - 14H05)

Vida e Família CNBB

Mais de 200 representantes da Pastoral Familiar, agentes do serviço a Vida, padres, diáconos e religiosos estiveram, entre os dias 4 e 5 de fevereiro, na primeira edição da Romaria Nacional da Família e da Vida no Santuário de Aparecida.

Leia MaisSantuário Nacional recebe a 1ª Romaria Nacional da Vida e da FamíliaUm fim de semana repleto de reflexões, testemunhos e momentos de espiritualidade que deixaram motivados os participantes para a grande responsabilidade de garantir a dignidade da vida humana.

“Nós estamos com este grande momento da Romaria pela Vida e pela Família para expressar a toda sociedade aqui em Aparecida que a vida é um dom de Deus, é algo sagrado.

Então assim como os pais transmitem a fé aos filhos, lá também na comunidade, na Igreja, que é a família de famílias, os nossos agentes de pastoral familiar, nossos leigos e leigas, nossos padres, religiosas, diáconos, seminaristas, podem ser promotores da vida com gestos simples.

Nós podemos começar nas nossas liturgias, esse é um gesto que todo mundo pode fazer: uma celebração pela vida, uma benção para as gestantes, para os idosos…  Muitas missas têm a perspectiva da oração pelos doentes, da cura.

São gestos de amor pela vida, que podem começar através das nossas liturgias, das nossas orações em comunidade” , ressaltou para o A12 Dom Ricardo Hoepers, presidente da Comissão Episcopal Para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Vida e Família CNBB
Vida e Família CNBB


Início e fim da vida

Além das celebrações no Altar Central, o auditório Padre Noé Sotillo foi o centro de diversas palestras e testemunhos sobre os temas abordados na romaria.

A doutora Maria Emília Oliveira Schpallir, doutora em Bioética, graduada em Teologia e membro da Comissão de Bioética da CNBB explicou o processo do início da vida.

"Fizemos uma reflexão sobre o posicionamento para defender o ser humano desde o início do seu desenvolvimento embrionário. Toda a palestra mostra que o início da vida defensável deve coincidir com o início biológico da vida.

Qualquer marco que seja retirado desse início verdadeiramente do surgimento de um novo ser humano se torna injusto com aqueles que ficam sem a proteção jurídica e ética para que tenham suas vidas resguardadas", disse a especialista.

Vida e Família CNBB
Vida e Família CNBB


Sobre o fim da vida, a Romaria trouxe o médico João Batista Lima Filho, que é da diocese de Cornélio Procópio (PR), especialista em Geriatria, diretor clínico do Hospital Geriátrico de Cornélio Procópio, 
e cofundador da Pastoral da Pessoa Idosa.

Em sua palestra, doutor João abordou as diversas temáticas da Bioética sobre o final da vida, a partir de diversos dados sobre a população idosa e o envelhecer.

"O amor está acima de tudo! O Papa João Paulo II falou que o futuro da humanidade passa pela família, e também Bento XVI nos lembra que, em família, transbordam o amor, a dignidade e a solidariedade que fazem parte da essência do ser humano.

E aprendemos bastante na pandemia sobre a esperança, que é constitutiva de nossa vida humana e espiritual, e mesmo que a morte atinja de alguma forma nossas famílias, restará a esperança da vida eterna de quem parte!".

Políticas públicas

Em outra parte da programação, foi realizada uma mesa redonda sobre Políticas Públicas, que teve a presença de vários especialistas que apresentaram panoramas a partir de suas áreas de atuação, além de perguntas dos participantes da romaria sobre o assunto.

Bárbara Toledo e Sávio Bittencourt, da Pastoral Familiar da regional Leste 1 da CNBB, falaram sobre a importância da adoção.

"Adotar pode salvar uma criança, mas também é boa sobretudo para quem aceita essa missão, pois também adotamos nossos filhos biológicos, porque é o amor que te faz um verdadeiro pai e uma verdadeira mãe.

Os filhos podem chegar tanto de forma biológica como também adotiva, e o que nos faz pais de verdade é o cuidado que nós dedicamos aos filhos na sua formação e no seu desenvolvimento".

Acompanhe a Missa de Envio da Romaria da Família e da Vida

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...