A Jornada Mundial da Juventude acontece de 1 a 6 de agosto, em Lisboa, Portugal. Voluntários já estão em preparação acolher os peregrinos e fazer deste, um momento inesquecível.
Entre os voluntários que vão ajudar nas diversas áreas disponíveis do encontro, estão também as famílias que são voluntárias para acolher os peregrinos que vêm de outros países. Eles, além de se voluntariar para esse trabalho, tem também a missão de acolher e ser família dessas pessoas durante a jornada. Leia MaisJMJ 2023: Jovens são convidados a cuidar da Casa ComumJMJ 2023: Conheça os patronos
Esse encontro entre as nações, essa mistura de todos os povos proporciona um conhecimento e uma experiência incrível para todos que participam, e ser uma família de acolhimento neste grande encontro é também uma oportunidade de agir verdadeiramente como cristãos, acolhendo, cuidando e partilhando com outros irmãos.
A família Raposo é uma das famílias voluntárias para a Jornada em Lisboa e vai acolher peregrinos durante toda o evento. Eles contam em entrevista à organização da JMJ que estão animados e gratos por poder acolher os jovens e receber e partilhar conhecimento com os jovens.
“A Jornada Mundial da Juventude não é só para a juventude, também é para nós. E esta é a melhor maneira de participarmos na Jornada”.
Em sua mensagem para as famílias voluntárias, o Papa Francisco destacou que “a família é o lugar do encontro, da partilha, da saída de si mesmo para acolher o outro e estar junto dele. É o primeiro lugar onde se aprende a amar”.
A família Rodrigues também é uma família de acolhimento da JMJ Lisboa, mas neste caso, eles já estão acolhendo a Amélia, que é voluntária do Comitê Local de Organização, e já está em Lisboa há seis meses.
Agora se preparam para receber mais alguns jovens que chegam para o evento em agosto. Eles contam que já foram peregrinos em outras jornadas e querem proporcionar uma boa experiência para os jovens que participam desta edição.
“Noutros encontros já fomos acolhidos em pavilhões e, realmente, sentimos na pele esta diferença de calor humano e acolhimento por uma família, que é imbatível. Quisemos também proporcionar”.
Em Lisboa, as famílias que moram nas Dioceses de Lisboa, Setúbal e Santarém podem se inscrever. Não é necessário ser jovem, nem ter jovens na família. Não precisa falar outros idiomas; é necessário apenas ter um espaço para que o peregrino possa descansar, fazer sua higiene pessoal e se alimentar.
As inscrições continuam abertas e podem ser feitas por meio de formulário on-line ou junto às Paróquias. Saiba mais acessando o site oficial da JMJ.
Fonte: JMJ Lisboa 2023
O papel da população na luta contra a crise climática
José Roque Junges, professor, pesquisador e doutor em ética teológica, escreveu um livro chamado “Para entender - A questão ambiental”, onde ele aborda diversos aspectos importantes para entender a complexidade da questão ambiental.
Santuário Frei Galvão recebe relíquia de São Francisco
Templo dedicado ao primeiro Santo brasileiro recebe fragmento da roupa de São Francisco
Presidente da CNBB comenta as primeiras sessões do Sínodo
Dom Jaime Spengler compartilha suas reflexões sobre o Sínodo, destacando a missão da Igreja de levar a fé às novas gerações com renovação. Saiba mais.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.