Notícias

JMJ 2023: Jovens são convidados a cuidar da Casa Comum

Escrito por Laís Silva

01 JUN 2023 - 15H12 (Atualizada em 01 JUN 2023 - 16H14)

Lisboa 2023 / Reprodução

Inovação e sustentabilidade fazem parte dos pilares de uma das cinco dimensões pastorais do Fundamento Teológico da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontece em Lisboa, em agosto deste ano.

A organização da JMJ pretende apresentar uma dinâmica de inovação nesta edição, entre a organização, a comunicação, os participantes e os meios naturais disponíveis.

Além disso, a sustentabilidade é um dos três temas centrais do pontificado do Papa Francisco, que até na escolha do seu nome foi inspirado a escolher São Francisco de Assis, “o santo da natureza e dos animais”.Leia MaisJMJ 2023: Conheça os patronosJMJ 2023: Os jovens e a amizade social

O Pontífice abordou o tema em sua primeira Carta Encíclica, a Laudato Si’, na qual ele pede atenção e cuidado com a Casa Comum, ou seja, com o meio ambiente e o planeta em que vivemos.

Os jovens também estão engajados nas ações e nos cuidados com a nossa Casa Comum, então este assunto não poderia ficar de fora do maior encontro de jovens católicos de todo o mundo com o Papa Francisco.

Ações na JMJ de Lisboa

Durante a preparação para o grande encontro da juventude católica com o Papa Francisco, os jovens são convidados a refletir sobre a Ecologia Integral nas catequeses preparatórias (Rise Up). Os voluntários também viram sobre o tema em suas formações, e o evento envolve a participação da natureza até em um dos próprios locais do encontro, o Parque Tejo.

A organização deste ano tem como objetivo reduzir a pegada carbônica da JMJ Lisboa 2023, e para isso, lançaram um desafio mundial que incentiva os jovens de cada país a plantar árvores originárias em suas regiões. A ação é em colaboração com a Global Tree Initiative (GTI).

Dom Américo Aguiar, presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, reforçou a importância de uma JMJ “sustentável na economia, mas também na ecologia”, destacando a Encíclica Laudato Si’, pedindo aos peregrinos que “sejam efetivamente verdes”.

Fonte: Lisboa 2023

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Laís Silva, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...