A fé tem movimentado milhões de pessoas pelo Brasil. No estado de São Paulo, o turismo religioso acaba de ganhar um novo impulso com o lançamento da segunda edição do Guia Turístico Católico, feito pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado (Setur-SP). O lançamento aconteceu na ExpoCatólica 2025, com o compromisso renovado do estado com o turismo ligado à religião.
Com mais de 130 novos atrativos religiosos, o guia atualiza e amplia o acervo da primeira edição, que já contava com mais de 300 locais de devoção, como igrejas, capelas, santuários, festas e museus.
Vale destacar neste guia a presença forte das cidades do Vale do Paraíba, conhecido por sua forte presença de fé e religiosidade.
A cidade de Aparecida, que abriga o Santuário Nacional, maior destino de turismo religioso da América Latina, lidera a lista. Em 2024, o Santuário recebeu mais de 9 milhões de peregrinos.
Nesta segunda edição, também foram destaques a Basílica Histórica de Aparecida e a Pousada Bom Jesus.
Basílica Histórica de Aparecida
Outras cidades do Vale que estão próximas à Aparecida também ganham destaque. Em Guaratinguetá, a cidade natal de São Frei Galvão, os visitantes encontram espaços que preservam sua memória.
Cachoeira Paulista, com o Santuário Pai das Misericórdias, é outro destino importante, ao lado de Lorena, com seu patrimônio religioso bem preservado, como a Catedral de Nossa Senhora da Piedade.
Santuário de Frei Galvão
A novidade deste guia é a inserção da cidade de São José dos Campos. Locais como a Igreja Matriz (desde 1831), a Capela das Relíquias, o Museu de Arte Sacra e o Memorial do Padre Rodolfo Komorek receberam visibilidade. Também relembra figuras ligadas ao catolicismo local, como Madre Maria Teresa e o leigo Franz de Castro Holzwarth, que teve reconhecimento de venerável pela Santa Sé.
Já Pirapora do Bom Jesus impressiona por sua forte tradição devocional. O Santuário do Senhor Bom Jesus, cuidado pelos Missionários Redentoristas desde 2018, tem sua festa solene no dia 6 de agosto. Outro ponto que chama a atenção é o Portal dos Romeiros, um monumento imponente que acolhe quem chega à cidade, inspirado na canção “Romaria”, de Renato Teixeira. A escultura mostra um romeiro ajoelhado diante da imagem do Senhor Bom Jesus, simbolizando o acolhimento divino.
:: Conheça a devoção ao Bom Jesus de Pirapora
“O turismo religioso é uma poderosa ferramenta de valorização da fé, da cultura e do desenvolvimento regional”, afirmou o secretário estadual de Turismo, Roberto de Lucena, em matéria da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo. Para ele, o guia e iniciativas como o passaporte da Rota da Luz fortalecem o papel do turismo como experiência de fé.
Além do guia católico, São Paulo também possui publicações voltadas a outros segmentos religiosos, como o guia evangélico, judaico, de matrizes africanas e indígenas, halal e monumentos ao Cristo.
📥 Baixe agora o Guia Turístico Católico
Fonte: turismo.sp.gov.br
O que é a bênção Urbi et Orbi dada pelo Papa no Natal?
Saiba o que é a bênção Urbi et Orb dada pelo Papa, em quais ocasiões ela acontece e se prepare para a próxima que acontecerá em 25 de dezembro, no Natal.
Quais presentes o Papa Francisco nos deixou?
Neste primeiro aniversário do Papa Francisco na casa do Pai, relembre seu legado enquanto bispo de Roma e o que deixou de ensinamento em 12 anos de Pontificado
Mistérios Gozosos: a alegria do Advento no Terço dos Homens
Os Mistérios Gozosos do Santo Terço são convites para a alegria, para aprofundarmos sobre a vinda de Jesus em nosso meio. Reflita sobre com seu grupo do terço.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.