O Santuário Senhor Bom Jesus de Pirapora, localizado às margens do rio Tietê, na pequena cidade de Pirapora do Bom Jesus é um local de peregrinação que preserva uma imagem encontrada há quase 300 anos.
A devoção ao Senhor Bom Jesus de Pirapora teve início em 1725, quando a Imagem de Jesus flagelado e coroado de espinhos foi encontrada nas águas do rio Tietê por um morador local. Ele a levou para sua casa e iniciou uma devoção doméstica, que aos poucos foi atraindo mais pessoas.
Igreja concede título que valoriza devoção
A devoção ao Bom Jesus na cidade ganhou maior destaque, quando no ano de 1887, a então Capela do Bom Jesus foi elevada ao status de Santuário diocesano, diante do aumento da devoção local. E é nessa igreja que se encontra a Imagem encontrada há quase 300 anos; ela pode ser vista no altar principal do templo. O Santuário está, desde 2018, sendo administrado pelos Missionários Redentoristas.
:: 12 santuários redentoristas para você visitar com a família
Manifestações de fé incomuns
Tanto no mês de agosto, na festa do padroeiro, como também mais intensamente durante a Semana Santa, são inúmeros os peregrinos que trazem em suas costas cruzes de tamanhos incríveis, e até mesmo, gigantes. É muito emocionante ver que as procissões trazem grupos familiares, de amigos, de comunidades, que se unem para demonstrar seu amor ao Jesus Crucificado.
Esses romeiros só terminam o seu gesto de sacrifício e devoção quando entregam as cruzes no Santuário. Em todas elas, podemos ver nomes e frases que lembram o significado de cada peregrinação. As cruzes ficam em todo o entorno do Santuário, oportunizando uma visão incrível e que atrai a curiosidade dos devotos.
É curioso notar que essas cruzes vão "crescendo" com o passar dos anos porque muitos devotos acabam renovando a promessa aumentando o tamanho da cruz para a próxima peregrinação.
Festa de 2023
Neste dia 06 de agosto, dia da festa litúrgica ao Senhor Bom Jesus, o Santuário prepara uma solene celebração.
Acompanhe a programação, durante todo o dia, e às 9h, assista a transmissão AO VIVO, pelo A12, nos canais oficiais do Santuário em:
E ainda pelo:
Cruzes Gigantes
O juiz de paz Anselmo Miguel dos Santos, um devoto do Bom Jesus, conta detalhes sobre a história dessa devoção, inclusive a de um milagre quando a imagem foi encontrada e iria ser transportada para uma igreja da região.
Veja no vídeo abaixo!
Fonte: Matéria escrita originalmente em 07/08/2018 e atualizada com novas informações.
Redentoristas celebram a Novena da tarde no Santuário Nacional
Missionários serão responsáveis pelas pregações na celebração das 15h
Demos graças, Província Redentorista de São Paulo
Antes do "nascimento" da Província Nossa Senhora Aparecida, família Redentorista agradece a Unidade de São Paulo. Saiba mais!
A presença Redentorista em Cuba
Lugar de missão, terra que encanta e cativa. Confira o relato do Pe. Máximo de Los Santos!
Boleto
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.