Notícias

Há 200 anos, Dom Pedro I pediu as bênçãos da Mãe Aparecida

15 dias antes da proclamação da Independência, o príncipe regente pediu a intercessão da Mãe de Deus

Escrito por Alberto Andrade

22 AGO 2022 - 17H17 (Atualizada em 01 SET 2022 - 15H01)

Museu Imperial de Petropolis

Como parte da bela história dos 305 anos de Nossa Senhora Aparecida, a Nossa Mãe também está inclusa de forma direta em um momento histórico de nosso país.

Leia Mais"Independência ou Morte": Como explicar a unidade política do Brasil"Independência ou Morte": Por que Dom Pedro decidiu ficar no Brasil?No dia 22 de agosto de 1822, Dom Pedro I, então Príncipe Regente do ainda Brasil Colônia, estava em viagem do Rio de Janeiro para São Paulo com uma comitiva a cavalo, e estava muito preocupado com a situação política da época.

“Ao entrar na província da São Paulo, o príncipe fez várias paradas. A primeira delas foi na cidade de Bananal, no Vale Histórico, depois em Areias, em Cachoeira Paulista, Lorena e em Guaratinguetá. Nesses intervalos ele fazia as conversações políticas com as autoridades locais, disse o Padre Inácio Medeiros, C.Ss.R.

E nas atas na época do Império, já estava determinado que Dom Pedro viesse até Aparecida, ao visitar a conhecida “Capela da Santa” e assim o fez. Onde hoje conhecemos como a Basílica Histórica, o príncipe se colocou em plena oração pedindo a intercessão de Nossa Senhora da Conceição, fazendo suas preces e promessas, e como principal promessa que, ao completar o processo da independência, ele iria decretar Nossa Senhora Aparecida como Padroeira do Brasil, além de consagrar a nação à Virgem Maria caso as negociações na província paulista dessem certo.

A promessa foi profética: em 12 de outubro de 1822, ao completar 24 anos de idade, Pedro é aclamado Imperador do Brasil pelo povo, data em que hoje é celebrada a grande festa da Padroeira do Brasil:

“O mais bonito foi a demonstração de fé de Dom Pedro como devoto também, de chegar, ajoelhar-se, prostrar-se aos pés da Rainha. Assim como nós que oramos para a Mãe, assim o príncipe também o realizou. Ele rezou mesmo, aos pés do Nicho de Nossa Senhora. Pedro viu na Mãe um símbolo do nosso País”, disse a historiadora Tereza Pasin.

Quinze dias depois, em 7 de setembro, em São Paulo, nascia o Brasil independente, pelo brado histórico do príncipe que se tornaria o primeiro imperador.  Dom Pedro II e a imperatriz Teresa Cristina também estiveram em duas ocasiões (1843 e em 1865), na capela de Aparecida, para rezar diante da imagem.

Portal A12
Portal A12
Arte do documentário produzido pelo A12 sobre os 200 anos da Independência


A12 prepara documentário sobre o bicentenário

Para ilustrar de uma forma melhor e mais didática sobre a fé em nossas origens, o A12 irá lançar o documentário chamado “A Igreja nos 200 anos de Independência”, a partir do dia 7 de setembro, no canal do YouTube do A12.

Para o colaborador do A12, Alessandro Cardoso, o material resume bem como a fé católica teve importante influência na história do Brasil:

“O Brasil é o país com a maior quantidade de católicos no mundo, em números absolutos. Com tantos católicos num país tão grande, é inevitável que figuras religiosas tenham tido singular relevância em fatos históricos. Pensando nisso, somado a um ano jubilar como este de 2022, buscamos reunir informações e curiosidades neste documentário, de modo que o público além do nosso nicho religioso possa conhecer como a Igreja, enquanto instituição e também enquanto personalidades, teve papel fundamental na construção do país que conhecemos hoje”, disse.

Alessandro também falou que o documentário contribui para valorizarmos mais e para buscarmos mais informações para enriquecer nosso conhecimento a respeito de nossa história como nação:

“A importância dessa produção é, justamente, contar a história do nosso país sob a ótica da nossa Igreja, que há duzentos anos desempenha um papel fundamental na nossa política e na nossa sociedade. Nosso material vai mostrar por exemplo, que assim que colocou os pés no Brasil, a família real portuguesa foi logo para uma missa, e que existe a possibilidade de que Dom Pedro I e Frei Galvão tenham se conhecido no dia 7 de setembro”, completou.


Família dos Devotos também falou sobre Dom Pedro I em Aparecida


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...