Notícias

Igreja Matriz de Araraquara (SP) é elevada a Basílica Menor

Com mais de dois séculos de história, paróquia é o marco zero de uma das principais cidades do interior paulista

Escrito por Redação A12

17 FEV 2023 - 10H13 (Atualizada em 23 FEV 2023 - 14H09)

Reprodução/Diocese de São Carlos

O Papa Francisco autorizou a elevação da Igreja Matriz de São Bento, em Araraquara (SP), para Basílica Menor.

O anúncio deste título foi feito na última terça-feira (14) pelo bispo diocesano de São Carlos (SP), Dom Luiz Carlos Dias, e pelo pároco, Padre Rodolfo Faria.

Leia MaisQual a diferença entre Capela, Igreja, Catedral, Basílica e Santuário?A Matriz, com 205 anos, agora tem vínculo particular com a Igreja de Roma e com o Papa, assim como diz o documento Domus Ecclesiae. Para receber a concessão, a Igreja deve ter “particular importância para a vida litúrgica e pastoral”, além de importância espiritual e histórica.

O processo para o pedido de concessão do título começou em junho de 2022, com o consentimento da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Durante as etapas, um questionário foi enviado para o Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, com dados pastorais, espirituais, históricos e artísticos da Matriz São Bento.

Após a análise dos dados, o Vaticano aceitou o pedido com a assinatura do prefeito do Dicastério, Cardeal Arthur Roche. A Diocese de São Carlos informará em breve quando será a instalação da Basílica Menor.

Reprodução/Diocese de São Carlos
Reprodução/Diocese de São Carlos
Padre Rodolfo Faria e Dom Luiz Carlos Dias


Templo tradicional do interior paulista

A Matriz São Bento é mais antiga do que a própria Diocese, criada em 22 de agosto de 1817, data também do aniversário de Araraquara. A Igreja é o marco zero da cidade, pois no local foi construída a capela que deu origem ao município e à paróquia. Seu fundador, o fluminense Pedro José Neto, está enterrado sob o altar desde novembro de 1819.

Em seu acervo, a paróquia tem imagens de São Bento, São José, Nossa Senhora da Conceição, Sagrado Coração de Jesus e Imaculado Coração Maria, com mais de 150 anos, além de outros itens centenários e também uma relíquia de segundo grau do padroeiro.

Atualmente, o templo tem capacidade para duas mil pessoas sentadas. Para atender os paroquianos são celebradas, de segunda a domingo, 17 missas, reunindo cerca de 3500 fiéis. São realizados cerca de 450 batizados e mais de 50 casamentos por ano. 


Padre Queimado mostra a Basílica de São Miguel Arcanjo, em São Paulo


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...