Nesta quinta-feira (11), o Papa Francisco nomeou Dom Valdemir Vicente Andrade dos Santos como bispo da diocese de Juazeiro (BA), que estava com o cargo vacante desde janeiro de 2024, quando Dom Beto Breis foi empossado como Arcebispo Coadjutor de Maceió (AL). Desde 2018, Dom Valdemir atuava como auxiliar na Arquidiocese de Fortaleza.
“Renovamos hoje nossa saudação ao senhor, desta vez pela nova missão que assumirá a partir desta nomeação como Bispo da diocese de Juazeiro, na Bahia. Que a exemplo de São Bento, de quem a Igreja celebra a memória neste dia, tenha um frutuoso ministério nesta bela diocese. Sob a intercessão de Nossa Senhora das Grotas, padroeira da diocese de Juazeiro, rogamos que seja sempre renovado o seu sim à Igreja e ao anúncio do Evangelho nestas terras banhadas pelo Rio São Francisco”, disse a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em saudação ao novo bispo.
Padre Josemar Mota da Silva, administrador diocesano da Diocese baiana também enviou uma mensagem demonstrando a alegria em receber Dom Valdemir.
“'Em vosso caminho anunciai: o Reino dos Céus está próximo' (Mt 10,7). Motivados pela passagem do Evangelho da Liturgia de hoje, onde Jesus envia os Apóstolos em missão, queremos manifestar nossa alegria em acolher o nosso novo Bispo, nomeado nesta manhã pelo Santo Padre o Papa Francisco, Dom Valdemir Vicente Andrade dos Santos. Caro Dom Valdemir, seja bem-vindo à nossa Diocese de Juazeiro/BA, como Apóstolo enviado do Senhor. Em nome do clero, das religiosas/os, dos seminaristas e de todo o Povo de Deus desta Igreja Particular, te acolhemos com alegria. E desde já conte com nossas orações e apoio. Que Nossa Senhora das Grotas interceda pelo seu pastoreio entre nós!”.
Trajetória eclesial
O sergipano Dom Valdemir tem 51 anos e completou os estudos em Filosofia no Seminário Maior de Aracaju (1997). Foi então enviado à Roma, onde obteve a Licenciatura (2001) e Licença (2003) em Teologia.
Ele foi ordenado sacerdote dia 24 de agosto de 2001 na Arquidiocese de Aracaju, no qual ocupou os seguintes cargos: administrou as paróquias de São Francisco de Assis (2003-2006), Nossa Senhora de Fátima (2010-2013), e Nossa Senhora da Soledade (2004), professor no Seminário Maior (2004), reitor do Seminário Menor (2006-2010), representante clero local (2010-2014) e, finalmente, chanceler (2014-2016). Além disso, foi vigário na paróquia de São José Esposo de Maria na diocese de Albano, Itália (2001-2003). E vigário geral e pároco da Nossa Senhora de Lourdes em Aracaju. Seu lema episcopal é “Fazei tudo para a glória de Deus” (1Cor 10,31).
.:: Você sabe quantos bispos o Brasil tem?
Fonte: CNBB
Como explicar o Jubileu de Esperança para os catequizandos?
Uma explicação do Jubileu de Esperança para crianças e adolescentes, com símbolos, atividades práticas e exemplos simples.
Santos para recorrer na busca por um trabalho
Santos como São José Operário, São Caetano e Santo Isidoro podem auxilar na busca por emprego e proteção no trabalho.
Solidariedade: como podemos ajudar as vítimas dos incêndios?
A fé une pessoas que estão a milhares de quilômetros de distância, em momentos difíceis é preciso reconhecer a importância de apoiar irmãos em meio a desastres naturais.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.