O Papa Leão XIV nomeou Dom Dorival Souza Barreto Júnior, como 6º bispo da diocese de Januária (MG), na última quarta-feira, 18 de junho.
Dom Dorival, natural de Jequié (BA), era bispo titular de Tindari e auxiliar na Arquidiocese de Salvador (BA). Foi nomeado bispo em 4 de novembro de 2020 e recebeu a ordenação episcopal em 3 de janeiro de 2021.
Na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Dorival é secretário do Regional Nordeste 3 e membro da Comissão Episcopal para a Liturgia.
Além da formação em teologia e filosofia, o bispo é mestre em Liturgia pelo Pontifício Instituto Litúrgico, de Roma, e doutor em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana, também de Roma.
Em nota nas redes sociais, a Diocese de Januária manifestou, com alegria, boas-vindas ao novo pastor: “Que a graça de Deus e a intercessão de Nossa Senhora tornem fecundo o seu ministério entre nós.”.
Uma Missa em Ação de Graças pela nomeação foi celebrada no dia 18, às 19h na Catedral Nossa Senhora das Dores, em Januária (MG).
Dom Dorival também emitiu uma carta aos diocesanos onde citou a passagem do Evangelho de Mateus 20,7, que é o seu lema episcopal:
“Ide também vós para a minha vinha” (Mt 20,7), o Senhor nos chama a todo momento e pede que sejamos trabalhadores da sua vinha. Por isso, eis-me aqui!” escreveu.
Saudação da CNBB
Saudação ao novo bispo Januária Estimado irmão Dom Dorival Souza Barreto Júnior, Recebemos com alegria a notícia de sua nomeação, feita pelo Papa Leão XIV, como novo bispo da diocese de Januária (MG). Desejamos expressar, em nome da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), nossa fraterna saudação e nossas preces neste momento tão significativo de sua missão episcopal. Recordamos, nesta ocasião, um trecho da audiência do Papa Leão XIV com os bispos da Conferência Episcopal Italiana na manhã da terça-feira, 17 de junho: “Este é o primeiro grande compromisso que deve nos motivar: levar Cristo ‘nas veias’ da humanidade, renovando e compartilhando a missão apostólica: ‘O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos’ (1Jo 1,3).” Confiamos que sua presença na Igreja Particular de Januária será sinal de esperança e renovação para os fiéis, para os presbíteros, religiosos e leigos que agora o acolhem como pastor e irmão. Que Nossa Senhora das Dores, padroeira da diocese de Januária, o guie com sabedoria e coragem e interceda por seu ministério, fortalecendo-o em cada passo dessa nova missão. Em Cristo, Dom Jaime Cardeal Spengler Arcebispo de Porto Alegre (RS) Presidente da CNBB Dom João Justino de Medeiros da Silva Arcebispo de Goiânia (GO) 1º Vice-Presidente da CNBB Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa Arcebispo de Olinda e Recife (PE) 2º Vice-Presidente da CNBB Dom Ricardo Hoepers Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília (DF) Secretário-Geral da CNBB |
Leia ➕ Confira as últimas nomeações episcopais na Igreja no Brasil
>> Acompanhe as principais notícias do Santo Padre
Fonte: CNBB | Diocese de Januária (MG)
Reflexão da Semana: ser próximo como o Bom Samaritano
Na parábola do bom samaritano, reflita o ensinamento de Jesus sobre a verdadeira fé se revelar na misericórdia concreta.
Leão XIV diz que uso da Inteligência Artificial deve respeitar valores humanos
Papa envia mensagem à Cúpula da Inteligência Artificial para o Bem e destaca que a IA deve ser aliada e respeitar a riqueza das relações humanas.
Envelhecer bem é possível, mas como?
O livro “A Arte de Envelhecer” mostra como chegar aos 60 anos com dignidade e traz reflexões atuais sobre a terceira idade no Brasil.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.