Notícias

Maior rosário do mundo está sendo construído no Líbano

Santuário terá 600 metros de comprimento 59 capelas no formato das contas do terço

Escrito por Alberto Andrade

15 JUL 2022 - 10H57 (Atualizada em 15 JUL 2022 - 11H54)

Simulação - Facebook - Rosary of Lebanon

Está em fase final de construção o maior rosário do mundo, na ligação entre as cidades de Deir El Ahmar e Beshouat, na região de Bekaa, no Líbano.

Leia MaisMais de 100 homens rezam o Rosário debaixo de chuva na AustráliaDicas de São João Paulo II para rezar bem o RosárioA inspiração do projeto nasceu de um fato curioso: em 2006, um jovem libanês foi preso por engano em uma peregrinação em Medjugorje, na Bósnia e Herzegovina. Na prisão, o homem pediu a intercessão de Maria e veio a inspiração em criar um santuário mariano, e começou a desenhar um esboço do rosário gigante.

Ao ser libertado, começou a juntar fundos, e em 2008 foi realizada a inauguração do projeto, em um terreno pertencente à ordem libanesa maronita.

O Rosário do Líbano tem 600 metros de comprimento, composto por 59 “contas” iluminadas. Na verdade, são capelas - com quase cinco metros de comprimento e 3,5 metros de largura - onde os fiéis poderão rezar o rosário no caminho onde estão sendo finalizados os seis Pai Nossos e 53 Ave Marias do Terço.

Quando a obra estiver completa, o percurso de 600 metros brilhará à noite e será visível do Céu. O rosário conduzirá os peregrinos à cruz da Ressurreição e a um grande auditório destinado a realização de celebrações. Abaixo da cruz será instalada uma capela dedicada à oração diante do Santíssimo Sacramento.

Facebook - Rosary of Lebanon
Facebook - Rosary of Lebanon



Dom Hanna Rahme, arcebispo da Diocese de Deir El Ahmar, relata que mesmo com as diferenças religiosas na região, há muito respeito e admiração pela obra realizada: 

“Vemos que a Virgem Maria atrai muitos muçulmanos, explica. “Portanto, é também uma forma de construir uma ponte entre nossas comunidades; que este Santuário se torne um espaço de diálogo graças à Virgem Maria”, acrescenta.

A fé católica no Líbano

Facebook - Rosary of Lebanon
Facebook - Rosary of Lebanon



Os católicos maronitas são a maior denominação cristã no país. Hoje, existem 10 dioceses no Líbano, onde o patriarca reside, com mais de 800 paróquias e sete outras jurisdições no Oriente Médio.

As estatísticas oficiais do Vaticano indicam que havia 1.413.652 maronitas no Líbano no final de 2006. O grande rosário fica localizado a cerca de trinta quilômetros da Síria, e quer rezar pela paz e unidade no Líbano e na região. 

Thiago Leon
Thiago Leon


Caminho do Rosário em Aparecida

Aqui no Santuário Nacional, temos uma grande obra, parecida com o que está sendo construída no Líbano.

É o Caminho do Rosário, trajeto de 1300 metros que liga a Cidade do Romeiro, próximo ao Hotel Rainha do Brasil, ao Porto Itaguaçu, sendo um local de acolhimento especial para os moradores e romeiros. O espaço traz a reprodução de cenários para reflexão dos Mistérios Gozosos, Dolorosos, Gloriosos e Luminosos, além de ser um local para convívio das famílias. 

Para mais informações sobre este destino, você pode acessar aqui.


:: Conheça o Caminho do Rosário nesta matéria do programa Sábado no Santuário


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...