Notícias

Nos Estados Unidos, padre usa altar portátil para celebrar missas

Fora do templo, celebração eucarística pode ser realizada em local decente e sobre um altar dedicado ou benzido e com os objetos litúrgicos

Escrito por Alberto Andrade

10 FEV 2023 - 15H33 (Atualizada em 10 FEV 2023 - 16H47)

Reprodução - Youtube

O jovem sacerdote David Michael Moses, vigário da Paróquia de Cristo Bom Pastor, em Houston, nos Estados Unidos, sempre publica em suas redes sociais muitas curiosidades sobre a Igreja e seu ministério.

Um vídeo muito compartilhado recentemente foi sobre a rotina do seu amigo e também sacerdote Christopher Meyer, que tem um altar móvel que o permite celebrar missas em qualquer lugar.

Confira!


 Os dois sacerdotes precisavam celebrar a missa, mas estavam muito longe de alguma Igreja. Padre Christopher tem este incrível altar portátil, que tem uma gaveta secreta que tem tudo que você precisa: crucifixo, cálices… tudo, disse Padre David em sua conta no Instagram.

Leia MaisSantuário Nacional celebra 21 anos da construção do Altar Central

Também nos Estados Unidos, no estado do Idaho, o artesão católico Rick Murphey é dono de uma empresa especializada em altares portáteis, feitos à mão para padres, paróquias e congregações.

Em depoimento no site oficial da empresa, a Saint Joseph Apprentice (Aprendiz de São José), falou sobre a inspiração de divina para construir os artefatos.

“Se Deus descesse e nos dissesse qual seria nossa missão na vida, nós a cumpriríamos e encontraríamos grande felicidade em fazê-la.

Embora não tenha sido um raio, mas sim um empurrão muito sutil depois de adquirir uma vida inteira de experiência que levaria à capacidade de projetar e construir esses altares, acredito que esta seja minha missão na vida: construir altares para nosso Senhor, de maneira para que seus sacerdotes possam usá-los em sua missão na vida”.

Saint Joseph Apprentice
Saint Joseph Apprentice


A Igreja permite que a Missa possa ser celebrada nessa situação?

O Código de Direito Canônico nos ajuda a responder esta questão, nos dizendo que deve ser levado em conta o discernimento do padre e a motivação para se celebrar a Eucaristia.

“A celebração eucarística realize-se em lugar sagrado, a não ser que a necessidade exija outra coisa; neste caso, deve ser feita em lugar decente. O Sacrifício eucarístico deve realizar-se sobre altar dedicado ou benzido; fora do lugar sagrado, pode utilizar-se uma mesa apropriada, mas sempre com toalha e corporal. (Cân 932, § 1 e 2)

Nesse sentido, para se celebrar uma Missa fora da Igreja, teria de haver um real necessidade. Vemos que o Direito Canônico parece flexível nesse ponto, para que nada impeça que haja uma boa e frutuosa celebração eucarística, que é fonte e cume da vida cristã e memorial da Paixão, morte e Ressurreição de Jesus.

Saint Joseph Apprentice
Saint Joseph Apprentice


Para o A12, Padre Carlinhos, da Arquidiocese de Aparecida, disse que, para cumprir sua missão evangelizadora, a Igreja permite essa disponibilidade, assim como nos primeiros tempos do catolicismo.

“É preciso lembrar que a nossa Igreja vive em intenso estado de missão. É necessário, então, se adaptar ao lugar onde essa missão precisa ser realizada. Muitas comunidades hoje estruturadas com suas igrejas e capelas são frutos de missões com celebrações eucarísticas que começaram a ser celebradas na garagem de alguma família, num barracão comunitário ou também até debaixo de uma grande árvore, onde o povo ali se reunia”.

Além disso, o sacerdote sempre recorda que, mesmo com essa disponibilidade e artefatos como o altar portátil, critérios essenciais precisam ser cumpridos para que a celebração seja válida.

O fato é que a Eucaristia deve ser celebrada dignamente, ou seja, num lugar digno, respeitoso, utilizando os objetos litúrgicos mínimos necessários para celebrar com decoro, é necessária também a autorização do Ordinário do lugar (o Bispo ou o pároco do lugar) que irá ‘apreciar a necessidade’ de tal iniciativa, a fim de assegurar um ambiente adequado ao Corpo e ao Sangue de Cristo, para evitar qualquer ataque, moral ou material, para evitar qualquer mal-entendido e que vá desfigurar a verdadeira intenção do que se está celebrando”, disse Padre Carlinhos.


.:: O A12 esclarece se qualquer pessoa pode receber a Eucaristia

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...