Dúvidas Religiosas

Qualquer pessoa pode receber a Eucaristia?

Escrito por Letícia Dias

23 NOV 2022 - 15H06 (Atualizada em 24 NOV 2022 - 07H45)

godongphoto/ Shutterstock

Durante as Santas Missas, é comum vermos muitas pessoas formarem filas para receberem a Eucaristia, ou seja, a Sagrada Comunhão.

Mas será que qualquer pessoa pode comungar? Saberá cada uma delas o seu verdadeiro significado?

É importante compreender que, para receber a comunhão, é necessário estar preparado. Isso quer dizer que todo aquele que deseja recebê-la deverá passar por uma etapa anterior  a catequese. 

Leia MaisPor que as pessoas amasiadas não podem comungar?Pessoas com alergia ou intolerância ao trigo podem comungar só o vinho?Existe diferença entre comungar sob uma ou duas espécies?

Nesse período a criança, jovem ou adulto irá apender sobre a história da Salvação na Bíblia, as orações, os mandamentos da Igreja, a Doutrina e Tradição da Igreja, além, claro, de crescer no entendimento acerca da importância da hóstia consagrada para um cristão e cristã católicos.

No Catecismo da Igreja Católica (CIC) podemos compreender, no item 1355, que esse momento no qual as hóstias são distribuídas aos fiéis, na verdade trata-se de quando “recebem «o pão do céu» e «o cálice da salvação», o corpo e o sangue de Cristo, que Se entregou «para a vida do mundo» (Jo 6, 51).

Com isso, outro fator de extrema importância é acreditar verdadeiramente na presença real de Jesus Cristo na hóstia consagrada.

“Chamamos a este alimento Eucaristia; e ninguém pode tomar parte nela se não acreditar na verdade do que entre nós se ensina, se não recebeu o banho para a remissão dos pecados e o novo nascimento, e se não viver segundo os preceitos de Cristo» (187)” (CIC)

Estar em estado de graça

Observe-se, então, que para comungar existe a necessidade de estar em estado de graça, sem a mancha do pecado. Para isso, a Igreja nos oferece o Sacramento da Penitência e Confissão, para sermos lavados de toda a culpa e acolhidos pela Misericórdia Divina.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Letícia Dias, em Dúvidas Religiosas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.