Durante as Santas Missas, é comum vermos muitas pessoas formarem filas para receberem a Eucaristia, ou seja, a Sagrada Comunhão.
Mas será que qualquer pessoa pode comungar? Saberá cada uma delas o seu verdadeiro significado?
É importante compreender que, para receber a comunhão, é necessário estar preparado. Isso quer dizer que todo aquele que deseja recebê-la deverá passar por uma etapa anterior – a catequese.
Leia MaisPor que as pessoas amasiadas não podem comungar?Pessoas com intolerância ao trigo podem comungar só o vinho?Existe diferença entre comungar sob uma ou duas espécies?
Nesse período a criança, jovem ou adulto irá apender sobre a história da Salvação na Bíblia, as orações, os mandamentos da Igreja, a Doutrina e Tradição da Igreja, além, claro, de crescer no entendimento acerca da importância da hóstia consagrada para um cristão e cristã católicos.
No Catecismo da Igreja Católica (CIC) podemos compreender, no item 1355, que esse momento no qual as hóstias são distribuídas aos fiéis, na verdade trata-se de quando “recebem «o pão do céu» e «o cálice da salvação», o corpo e o sangue de Cristo, que Se entregou «para a vida do mundo» (Jo 6, 51).
Com isso, outro fator de extrema importância é acreditar verdadeiramente na presença real de Jesus Cristo na hóstia consagrada.
“Chamamos a este alimento Eucaristia; e ninguém pode tomar parte nela se não acreditar na verdade do que entre nós se ensina, se não recebeu o banho para a remissão dos pecados e o novo nascimento, e se não viver segundo os preceitos de Cristo» (187)” (CIC)
Observe-se, então, que para comungar existe a necessidade de estar em estado de graça, sem a mancha do pecado. Para isso, a Igreja nos oferece o Sacramento da Penitência e Confissão, para sermos lavados de toda a culpa e acolhidos pela Misericórdia Divina.
O compromisso da Santa Sé com a proteção de crianças
Santa Sé intensifica esforços na ONU para solucionar o caso das crianças ucranianas deportadas em meio à guerra da Ucrânia, com Papa Leão XIV liderando a ação.
Ciclone atinge a Ásia e comunidade católica acolhe vítimas
Ciclones atingem Sri Lanka, Tailândia e Indonésia, deixam centenas de mortos e mobilizam a Igreja, que acolhe desabrigados e oferece apoio material e espiritual.
Por que um Papa viaja?
Diante da 1ª viagem apostólica do Papa Leão XIV, entenda por que é importante que o Santo Padre faça viagens e encontros com líderes mundiais e fiéis de todo mundo
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.