No último fim de semana de agosto aconteceu o Retiro de Acolhida dos novos residentes do Colégio Pio Brasileiro, em Roma, na Itália. A instituição existe desde 1934, e atualmente é administrada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
O encontro de recepção dos novatos foi conduzido pelo Diretor Espiritual da casa, dom Armando Bucciol, e teve também presença do Reitor do Colégio, padre Valdir Cândido, e do Diretor de Estudos, padre Antonio Marcos Depizzoli.
Foram integrados 27 novos alunos, que passam a compor a comunidade acadêmica e de formação. Eles iniciam agora um período de estudos e convivência marcado pelo espírito de fraternidade, serviço e espiritualidade.
O retiro ofereceu uma oportunidade de reflexão e integração dos novos residentes na vida comunitária e caminho formativo proposto pelo Pontifício Colégio Pio Brasileiro.
No Natal de 1927, o episcopado brasileiro lançou uma Carta Pastoral Coletiva, apresentando à Igreja do Brasil o sonho de fundar um colégio em Roma. A proposta visava fortalecer os vínculos com a Santa Sé e oferecer formação sólida aos presbíteros brasileiros.
Em 1929, com o apoio do Papa Pio XI e superados os desafios iniciais, foi lançada a primeira pedra da construção. O Colégio Pio Brasileiro foi oficialmente inaugurado em 3 de abril de 1934, tendo como primeiros residentes 34 estudantes oriundos do Colégio Pio Latino-Americano. A direção ficou a cargo da Companhia de Jesus, tradição que permaneceu até 2014.
.:: LEIA MAIS: Colégio Pio Brasileiro: um pedaço do Brasil em Roma
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.