Papa Francisco acolheu nesta quarta-feira o pedido de renúncia apresentada por dom Romualdo Matias Kujawski, bispo de Porto Nacional, no estado do Tocantins, e nomeou para a mesma diocese, dom José Moreira da Silva, atualmente bispo de Januária (MG).
Dom José Moreira da Silva nasceu em Ponte Alta do Tocantins (TO), cursou teologia e filosofia no Seminário Santo Antônio, em Juiz de Fora (MG) e hoje retornará para sua diocese de origem como o sexto bispo de Porto Nacional.
Foi nomeado bispo em 2008, pelo então Papa Bento XVI e desde 2015 é bispo referencial da Cáritas Regional Minas Gerais.
Na carta de saudação enviada pela presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), para o novo bispo de Porto Nacional, foi destacado palavras do Papa Francisco a respeito do amor e do temor a Deus, e os votos de felicidade e força para a nova missão.
“O que importa é que a nossa confiança seja depositada no Senhor, que nos ama imensamente e sabe que, com Ele, podemos edificar algo magnífico, algo eterno.
Desejamos que siga em frente, procurando sempre tomar decisões, com a oração, e temor a Ele”.
Já o novo bispo emérito, Dom Romualdo Matias Kujawski, nasceu em Poznan na Polônia, tem doutorado em teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.
Dom Romualdo foi vigário paroquial, professor no curso de teologia para leigos, administrador paroquial, professor de teologia de espiritualidade e reitor do seminário em Diamantina, e do Seminário Interdiocesano do Divino Espírito Santo.
A CNBB também enviou uma carta para o novo bispo emérito, nela foi destacado seu amor pela missão e pelo Evangelho de Jesus Cristo.Leia MaisPadre Reginei é o novo bispo auxiliar da Arquidiocese de Curitiba (PR)Padre José Genivaldo é o novo bispo da Diocese de Estância (SE)
“Agora como bispo emérito, receba os nossos cumprimentos repletos de gratidão por tudo que tem doado à Igreja no Brasil.
Na diocese de Porto Nacional sabemos que viveu seu episcopado durante esses anos, semeando no amor de pai o Evangelho de Jesus Cristo. Por lá sua alegre e solícita presença nos faz garantir que poderá contar com nossa amizade e nossas orações”.
Fonte: CNBB
Papa recorda cardeais e bispos falecidos em missa especial
Missa relembrou os bispos e cardeais falecidos no último ano.
Você sabia que a Igreja é militante, padecente e triunfante?
A Igreja Católica possui uma divisão visível e outra invisível (humana e divina). Entenda sobre os três estados da Igreja a partir da Comunhão dos Santos.
3 práticas para alcançar a santidade
A santidade não necessita de grandes gestos e depende exclusivamente das nossas ações cotidianas com o próximo e com Deus.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.