Notícias

Papa elege Dom Magnus Henrique Lopes novo Bispo de Crato (CE)

O posto estava vago desde a nomeação de Dom Gilberto Pastana Oliveira para a arquidiocese de São Luís do Maranhão

Escrito por Redação A12

12 JAN 2022 - 13H49 (Atualizada em 12 JAN 2022 - 14H07)

Reprodução/ Diocese de Crato Dom Magnus Henrique (Reprodução/ Diocese de Crato)

Leia MaisPapa faz visita surpresa a loja de discos em RomaPapa volta a defender a vacina contra a COVIDMensagem do Papa Francisco para o 30º Dia Mundial do EnfermoDom Magnus Henrique Lopes, ex-bispo da diocese de Salgueiro (PE), foi nomeado pelo Papa Francisco nesta quarta-feira (12) como o novo bispo da diocese de Crato, no Ceará. Dom Magnus assumirá o governo pastoral que está vago desde a nomeação de dom Gilberto Pastana Oliveira para a arquidiocese de São Luís do Maranhão.

Em nota, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) parabenizou Dom Magnus e desejou boas realizações ao bispo na Região do Cariri.

“Desejamos que sua nova missão seja tão frutuosa quanto a que tem realizado até agora como o primeiro bispo diocesano de Salgueiro. Que Deus Possa iluminá-lo em sua chegada à diocese de Crato, marcada por forte devoção popular e por um fértil celeiro de santidade”, diz a nota.

O novo bispo do Crato possui formação em Filosofia e Teologia, além de ter cursado Parapsicologia e Religião, Psicologia, Especialização em Psicologia Clínica Hospitalar, Teologia Moral, entre outras formações de curta duração.

Nascido no dia 31 de julho de 1965, em Assu (RN), dom Magnus é filho de João Gregório Lopes e Maria do Carmo Lopes (in memoriam). Com 21 anos ingressou na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Sua profissão religiosa foi feita em 19 de março de 1992, no Convento Santo Antônio, em Natal (RN). Foi ordenado diácono a 25 de março de 1996, por dom Antônio Soares Costa, na Basílica de Nossa Senhora da Penha, em Recife (PE), e ordenado presbítero em 21 de dezembro de 1996 pelo mesmo bispo, na cidade de Assu. No dia 16 de junho de 2010, foi nomeado primeiro bispo da diocese de Salgueiro. Foi ordenado bispo na Catedral de Nossa Senhora da Apresentação, em Natal, em 17 de setembro de 2010, por dom Luís Gonzaga Silva Pepeu, OFMCap., então arcebispo de Vitória da Conquista (BA).

Antes de ser bispo, Dom Magnus atuou como animador vocacional, mestre de postulantes, ecônomo, vigário paroquial e vigário da Fraternidade Capuchinha, definidor provincial, ministro provincial e vice-presidente da Conferência dos Capuchinhos do Brasil (CCB) entre 2001 e 2007. Também desempenhou a função de guardião e administrador do Convento Santo Antônio, em Natal, além de diretor espiritual de diversos grupos, movimentos e pastorais.

Dom Magnus Henrique Lopes emitiu uma carta para o seu novo rebanho. Convicto de que o Senhor o escolheu para assumir este novo posto, e respondendo com humildade o pedido do Papa Francisco, em sua carta, o novo bispo pede a oração de todos os homens e mulheres desta porção do Povo de Deus a ele confiado, rogando a proteção e o amparo de Nossa Senhora da Penha e de São Francisco de Assis.

.:: Veja na íntegra a carta de Dom Magnus Henrique Lopes

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.