Leia MaisMensagem do Papa Francisco para o 30º Dia Mundial do EnfermoO que diz o Papa sobre o Batismo?O que diz o Papa Francisco sobre adoção?O Papa Francisco recebeu no Vaticano o corpo diplomático acreditado pela Santa Sé, para os tradicionais votos de Ano Novo. O discurso do Pontífice é um dos mais tradicionais do ano, já que analisa a conjuntura internacional do momento.
De acordo com o Santo Padre, a pandemia, migração e as mudanças climáticas no mundo são os principais desafios que a humanidade deve enfrentar nos dias atuais. O Papa voltou a defender a vacinação da população mundial, dizendo que as vacinas não são instrumentos mágicos de cura, mas “a solução razoável para a prevenção do coronavírus”. Disse ainda que “é preciso deixar de lado as fake news” e o embate ideológico:
“Todos temos a responsabilidade de cuidar de nós próprios e da nossa saúde, o que traduz também no respeito pela saúde de quem vive ao nosso lado. O cuidado da saúde constitui uma obrigação moral”, refletiu.
Sobre o encontro com os embaixadores acreditados junto à Santa Sé, Francisco reforçou a importância e objetivo da diplomacia: “Ajudar a deixar de lado os dissabores da convivência humana, favorecer a concórdia e experimentar como, superando as areias movediças da conflitualidade, podemos redescobrir o sentido da unidade profunda da realidade”, comentou o Papa.
Convencido de que diálogo e fraternidade são os dois focos essenciais para superar as crises do momento presente, o Santo Padre concluiu repropondo dois elementos da mensagem para o Dia Mundial da Paz 2022: educação e trabalho. E manifestou sua dor diante dos abusos cometidos em centros educativos, como paróquias e escolas, e a necessidade de justiça:
“Não obstante a gravidade de tais atos, nenhuma sociedade pode jamais abdicar da responsabilidade de educar”, disse o Papa.
Ao se despedir dos embaixadores, Francisco citou o profeta Jeremias, que lembra que Deus tem para nós desígnios de prosperidade e não de calamidade. “Por isso, não devemos ter medo de abrir espaço para a paz na nossa vida, cultivando o diálogo e a fraternidade entre nós. A paz é um bem ‘contagioso’, que se propaga a partir do coração de quantos a desejam e aspiram a vivê-la abraçando o mundo inteiro”, finalizou.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.