Sabemos que o Tempo da Quaresma é um tempo de conversão, um convite para voltarmos nosso olhar a Deus.
Nesta época, muitas pessoas optam por fazer penitências como dormir sem travesseiro, não beber refrigerante e não falar mal do próximo.
| Importante: o jejum consiste em reduzir a quantidade de alimentos, a abstinência é a renúncia a certos alimentos (como carne), e a penitência abrange sacrifícios e atos de conversão para fortalecer a fé. |
A partir disso podemos pensar se seria adequado incentivar ou até exigir que as crianças cumpram também alguma penitência ou abstinência quaresmal.
E a resposta é que podemos, na verdade, propor que as crianças façam algumas renúncias, como abrir mão de doces, eletrônicos ou outras comodidades e assim oferecer essas pequenas mortificações ao Senhor como um gesto de amor.
Para isso é importante que primeiro nós tenhamos consciência de que a penitência nos conduz a esse movimento de mudança interior.
Ensinar os filhos, sobrinhos, catequizandos, afilhados a praticar pequenas renúncias durante a Quaresma significa também assumir esse compromisso.

Quando essa vivência acontece em um ambiente familiar, é mais fácil manter o compromisso e encontrar motivação, pois as crianças se baseiam e veem sentido maior naquilo que vem dos exemplos dos pais ou das pessoas de seu convívio.
Mas muitos podem se perguntam: não seria cedo demais para uma criança?
Na verdade, esse pensamento subestima a capacidade delas de compreender a fé e seu desejo natural de imitar Jesus. Se privarmos os pequenos dessa experiência, estaremos negando a eles a chance de logo cedo aprender que vai além do simples esforço de renunciar a algo.
No contrário, ao final desses quarenta dias sem certos hábitos ou confortos, poderemos, nós e as crianças, perceber que a fidelidade e o amor a Deus se expressam também na capacidade de renunciar — ainda que por um tempo — em favor de algo maior.
Fonte: aleteia
No Angelus, Papa destaca São José como modelo de fé
O Papa Leão XIV convidou os fiéis a se inspirarem em São José para viver os últimos dias do Advento preparando o coração para o Natal.
Cantata de Natal em Aparecida emociona fiéis com espetáculo de fé e luz
VII Cantata de Natal da Arquidiocese de Aparecida emociona fiéis em noite de alegre espera pela vinda do Menino Jesus. Evento tradicional foi realizado no Seminário Bom Jesus.
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário litúrgico.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.