Notícias

Missal Romano é o livro da fé da Igreja, afirma dom Edmar Peron em coletiva de imprensa

A revisão da tradução do Missal Romano segue para aprovação na Cúria Romana

Escrito por Isabela Araujo

01 SET 2022 - 08H17 (Atualizada em 09 SET 2022 - 17H16)

Reprodução/ CNBB
Leia MaisCelebração no Santuário recorda os 70 anos da CNBBMissa recorda os bispos falecidos desde a última Assembleia da CNBB

Na tarde desta quinta- feira (01) foi realizada a Coletiva de Imprensa às 15h, na sala de imprensa do Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho de Almeida.

O bispo de Paranaguá (PR) e presidente da Comissão para a Liturgia da CNBB, dom Edmar Peron, falou sobre a aprovação da terceira edição da tradução do Missal Romano

O bispo destacou que quem concluiu a revisão da tradução da 3ª edição típica do Missal Romano foi a Comissão Episcopal para os Textos Litúrgicos (Cetel). No entanto, cada parte que ia aos poucos passando por este processo era, em seguida, entregue para a leitura e aprovação do episcopado brasileiro. 

Agora, a revisão segue para a aprovação na Cúria Romana, e apenas depois desta etapa poderá ser impressa e utilizada nas comunidades e paróquias do Brasil.

Dom Edmar partilhou ainda sobre um questionamento que foi feito certa vez a ele:

"Por que o padre, que reza a missa todos os dias, precisa de um livro? Às vezes a gente fica apenas na 'casquinha' da realidade do missal, como se repetíssemos as mesmas orações, os mesmos gestos e por isso, não precisaríamos de um livro. Mas, não é bem assim, pois ali está toda a fé da Igreja. [Porque] nós cremos naquilo que celebramos".

Saiba as principais mudanças:

Assista a Coletiva de Imprensa na íntegra:

Programação da Assembleia

O quinto e penúltimo dia da 59ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil teve uma programação um pouco diferente em relação aos dias anteriores.

Isso porque os bispos participaram, pela manhã, de um retiro espiritual no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, com a pregação do bispo de Livramento de Nossa Senhora, na Bahia, Dom Armando Bucciol.

O segundo momento foi marcado por uma procissão do Centro de Eventos até o Santuário Nacional, onde houve a celebração da Missa às 12h, presidida por dom Armando e concelebrada pelos bispos eméritos.

Ainda no dia de hoje, no período da noite, serão comemorados os 70 anos da Conferência, aqui no Santuário Nacional, a partir das 20h. O momento contará com uma memória da história da CNBB a partir dos eixos da comunhão, participação e missão, e vídeos e depoimentos dos bispos e demais integrantes da organização.

Além disso, o evento será conduzido pela jornalista Camila Morais e pelo irmão Alan Patrick Zuccherato, da TV Aparecida. O momento também contará com orquestra, grupo de bailarinos e cantores como  Ziza Fernandes, Eliana Ribeiro e o padre Antônio Maria.

O momento será gravado e transmitido pela TV Aparecida no dia 2 de setembro, sexta-feira.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Isabela Araujo, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...