Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Notícias

Aprenda a rezar a novena de Santo Agostinho

Escrito por Giovana Marques

28 AGO 2025 - 15H30

Renáta Sedmáková/Adobe Stock

Este é um conteúdo seriado. O A12 e a Editora Santuário se unem para evangelizar por meio da literatura. O Pe. Alberto Pasquoto, C.Ss.R. lê livros escolhidos a dedo, com “trechos que tocam a alma” de quem lê.

Agostinho não teve fé por muitos anos da sua vida. Mas, embora tenha se convertido tardiamente, tornou-se Doutor da Igreja e patrono das pessoas que procuram a Deus, dos filósofos, dos estudantes, professores e escritores.

Nascido no ano de 354, viveu em Tagaste, uma cidade no Norte da África, região onde está situada a Argélia atualmente. Sua mãe, Mônica, também se tornou Santa e é conhecida principalmente pela fervorosa e paciente intercessão pela conversão do filho.

Já que estamos celebrando hoje, 28 de agosto, a memória litúrgica do fundador da Ordem dos Agostinianos, a qual faz parte o Papa Leão XIV, o portal A12 traz “trechos que tocam a alma” retirados da Novena de Santo Agostinho da Editora Santuário para você rezar.

Mariana Joffre/A12 Mariana Joffre/A12

Reze com fé a oração ao santo que pregou e escreveu com grande sabedoria, viveu a caridade para com os pobres e uma profunda espiritualidade. 

“Que eu, Senhor, procura-te invocando-te e te invoque crendo em ti, pois me pregaram teu nome.” (Santo Agostinho)

Conheça um trecho inspirador da novena lido pelo Pe. Alberto Pasquoto, C.Ss.R., com o intuito de tocar sua alma:

Acompanhe: 

Aprendei a fazer o bem, sede justos para com o órfão e defendei a viúva, para que a terra produza a erva tenra e as árvores cheias de frutos. Vinde e dialoguemos, diz o Senhor, e assim no firmamento do céu se ascenderão luminares que brilharão por sobre a terra.

Aquele rico perguntava ao bom Mestre o que deveria fazer para ganhar a vida eterna. E o bom Mestre, que é bom porque é Deus, e não um homem como o rico o considerava, declarou-lhe:

que deseja conseguir a vida deve observar os mandamentos, afastar de si a amargura da malícia e da iniquidade, não matar, não cometer adultério, não roubar, não prestar falso testemunho, a fim de que se mostre a terra seca, geradora do respeito do pai e da mãe e do amor ao próximo.

Leia + Leão XIV: “sou filho de Santo Agostinho”

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Giovana Marques, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...