Notícias

Romaria do Divino Pai Eterno reforça compromisso sustentável

Maior festa religiosa do Centro-Oeste terá em suas ações a preocupação com a Casa Comum

Escrito por Redação A12

28 MAI 2024 - 15H04 (Atualizada em 29 MAI 2024 - 11H35)

AFIPE

Missionários Redentoristas de Goiás e todos os devotos estão na contagem regressiva para a edição 2024 da Romaria do Divino Pai Eterno, realizada em Trindade (GO), entre os dias 28 de junho e 7 de julho.

Em 2024, completando 184 anos de história, a Romaria adota uma postura pioneira ao integrar a sustentabilidade nas ações desenvolvidas na festa religiosa. A preocupação está em conformidade com as solicitações do Papa Francisco com a Casa Comum, compromisso inovador que os redentoristas adotarão em todas as celebrações, com uso de energia renovável. 

Com o tema: “Pai Eterno, a Vós, nossa oração”, a edição traz o “Caminho da Luz”, que proporcionará aos romeiros um percurso simbólico de reflexão sobre o impacto de suas ações no planeta.

O reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, Padre Marco Aurélio Martins, C.Ss.R., as melhorias com base na sustentabilidade são para acolher o devoto da melhor maneira possível.

“Estamos trabalhando muito para que seja uma linda festa como acontece em todos os anos. Mas, para este ano, vamos promover uma sustentabilidade que proporcione carbono zero”.

Em entrevista ao A12, o diretor geral da Rádio Difusora de Goiânia e Superior da comunidade Redentorista Divino Pai Eterno, Irmão Diego Joaquim, C.Ss.R., falou da importância em divulgar a sustentabilidade nesta Romaria tão importante para a fé católica no Brasil.

"Precisamos rapidamente encontrar soluções para que a vida do planeta continue com qualidade. O aquecimento global é uma realidade e o Papa Francisco exorta a toda a comunidade ao cuidado com a Casa Comum. E o Santuário Basílica, que já há algum tempo tem iniciativas nessa área como placas de energia solar, vai ampliar essas ações e mostrar para as pessoas que é possível que essas ações aconteçam em prol do cuidado com a Casa Comum".

Nesta terça-feira (28), houve o lançamento oficial da Romaria deste ano. Autoridades da Igreja, de Goiás e da sociedade civil de Trindade as ações que foram preparadas e que serão realizadas durante os 10 dias do evento.

AFIPE
AFIPE


Medidas sustentáveis

Para promover ações promovendo a preservação do bem comum, o Santuário realizou parcerias com várias empresas. A energia para as celebrações na Basílica será fornecida por uma empresa de energia solar que também modernizou as placas fotovoltaicas da Basílica. Outra ação é a incorporação do transporte sustentável por meio de um ônibus 100% elétrico para o transporte de funcionários, além de veículos elétricos para romeiros e uma van elétrica que distribuirá água ao longo do evento.

A Casa do Pai Eterno também irá garantir a instalação de pontos de coleta para resíduos recicláveis, promovendo um descarte consciente entre os participantes, como também o Caminho da Luz, que guiará os romeiros na construção do novo Santuário e refletirá a luz da consciência ambiental que os Missionários desejam inspirar em cada um dos presentes, simbolizando o elo entre a tradição e a inovação.

Além das práticas sustentáveis, a Romaria conta com o Espaço do Romeiro, uma grande área climatizada de 9 metros de altura por 60 metros de comprimento, localizada na praça da Basílica. O espaço é destinado ao acolhimento dos romeiros, oferecendo um refúgio confortável com praça de alimentação diversificada, palco para atrações musicais, tanto sertanejas quanto religiosas, e exposições sobre as obras sociais realizadas pela Basílica.

AFIPE
AFIPE


Inovações no Espaço do Romeiro

Durante a Romaria, o Santuário irá oferecer atrações interativas e educativas como uma sala 3D para que os devotos possam ter uma experiência imersiva na realidade virtual do Novo Santuário.

Outros serviços também estarão disponíveis como suporte médico, ambulatório, e um ponto de contato para a realização de cadastro para filho evangelizador, além de stands de marcas patrocinadoras ativando experiências memoráveis para os visitantes.

Origem da devoção

AFIPE
AFIPE


A devoção ao Divino Pai Eterno surgiu no interior do Estado de Goiás, no ano de 1840, quando Constantino Xavier e Ana Rosa encontraram um medalhão de barro, nas proximidades do córrego Barro Preto.

A enxada do lavrador acertou algo rígido, mas não era uma simples pedra, era um belíssimo medalhão de barro, de aproximadamente oito centímetros, nele estava representada a Santíssima Trindade coroando a Virgem Maria. Na simplicidade, o casal de agricultores não imaginava o grandioso significado daquele objeto.

“Conhecemos como a comunhão, Deus Pai, Filho e o Espírito Santo em uma comunhão de amor. E ali está Maria, uma grandeza do ícone”, explicou o Padre Marcos sobre a Trindade Santa esculpida no medalhão. O casal se encantou e, demonstrando fé, amor e devoção, levaram o medalhão para casa, mas não imaginavam que aquele acontecimento mudaria a vida do povo daquela região. Assim, as pessoas começaram a se reunir e orar próximas à imagem, criando uma força de fé que alcançou o coração do Brasil.

Em 2023, a Romaria do Divino Pai Eterno atingiu um novo recorde ao reunir aproximadamente 3,6 milhões de pessoas ao longo dos dez dias de festividades, com 200 celebrações, entre missas, novenas, procissões, orações do terço, batizados, confissões, alvoradas e vigílias.

Sobre a importante romaria do Centro-Oeste brasileiro, Irmão Diego também ressaltou da responsabilidade em fazer parte de uma devoção tão peculiar para o Brasil e o mundo.

"A responsabilidade é grande para nós redentoristas! Um trabalho realizado em equipe pelos missionários presentes aqui nesse Santuário desde 1894. E desde então, a gente tem se esforçado em bem acolher os romeiros, que vêm aqui adorar ao Pai Eterno e oferecer para eles a mensagem de amor, porque o Pai é amor, o Pai ama, ama através do seu Filho Jesus, na força do Espírito Santo, e é essa mensagem deste Pai que nós devemos proclamá-la. Então, por isso, nós utilizamos as ferramentas, não somente as litúrgicas, as celebrações litúrgicas, mas também os modernos meios de comunicação para proclamar essa mensagem", disse. 

.:: 5 fatos sobre a devoção ao Divino Pai Eterno e à Santíssima Trindade

Fonte: Pai Eterno

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...