Notícias

No dia de São Lourenço: conheça o San Lorenzo de Almagro, time do Papa

Clube argentino de coração do Papa Francisco foi fundado por um Padre Salesiano em 1908 em homenagem a São Lourenço

Escrito por Redação A12

10 AGO 2022 - 16H17 (Atualizada em 10 AGO 2023 - 12H05)

Vatican Media

No dia 10 de agosto é celebrado São Lourenço, padroeiro dos diáconos e da cidade de Huesca, na Espanha.

Nesta quinta-feira (10) conheça também a história do San Lorenzo de Almagro, time de futebol argentino para o qual o Papa Francisco torce, e que foi fundado em homenagem a São Lourenço.

Desde o início do seu pontificado, é sabido que Jorge Mario Bergoglio é um grande amante do futebol e já recebeu diversas personalidades do esporte, em visitas de clubes após títulos ou eventos beneficentes.

“Como fazer as crianças felizes? Como reunir as crianças de bairros pobres e abandonados? Dê uma bola de futebol e elas irão correndo. A bola é uma atração”, disse o Papa Francisco, em 2019, em audiência no Vaticano.

Leia MaisIntercessão no esporte: o caminho entre a fé e o futebol Freiras italianas jogam futebol e organizam Liga Nacional E também é conhecido que o Papa é um apaixonado torcedor do San Lorenzo de Almagro, clube de futebol localizado em Buenos Aires, na Argentina.

Seu pai, Mario, era um fanático torcedor, ao ponto de inclusive ter infelizmente perdido sua vida em um jogo dos Corvos, após sofrer um infarto fulminante, com apenas 53 anos de idade.

Bergoglio sempre gostou de futebol, que jogava quando criança, além de ser um exímio jogador de basquete, tendo inclusive passado pelo próprio San Lorenzo quando jovem. Estava no campo em 1946, ainda criança, quando o San Lorenzo bateu o Ferro Carril e quebrou um jejum de 10 anos sem títulos nacionais.

O Papa Francisco é o sócio nº 88.235. Segundo indicaram as autoridades do clube, o pontífice sempre pagou religiosamente sua taxa de filiação. Em agosto de 2014, uma comitiva composta por diretores e jogadores do San Lorenzo viajou a Roma para apresentar ao Papa a Taça Libertadores conquistada pelo time naquele ano.

“De modo especial saúdo os campeões da América. O time do San Lorenzo, que está aqui presente. Eles são parte da minha identidade cultural, disse Francisco na abertura de sua tradicional audiência das quartas-feiras.

História com elementos católicos

O clube foi fundado em 1º de abril de 1908 na cidade de Almagro e hoje em dia fica no local conhecido como Bajo Flores, na capital argentina.

“Ofereço-te o campo do oratório (de Santo Antônio) se vieres à missa no domingo!”

Era dessa forma que o Padre salesiano Lorenzo Massa chamava os jovens para jogar bola fora das ruas, que eram perigosas por causa do trânsito dos primeiros bondes que circulavam no bairro e crianças eram atropeladas por brincarem no local.

Utilizando as estratégias de Dom Bosco, as crianças jogavam no campinho do Oratório com a única condição de participar do catecismo e da missa dominical. Federico Monti e seu irmão Luis, Francisco Xarau, os irmãos José e Alberto Coll, Luis Gianella e José Gorena, entre outros, aceitaram a oferta.

Artístico Boedo - Argentina
Artístico Boedo - Argentina


Após várias reuniões e assembleias, foi definido o nome do clube para Club Atlético San Lorenzo de Almagro, mas o padre enfatiza que aceitou mas esclareceu que se referia ao mártir romano São Lourenço e à heroica Batalha de San Martín y los Granaderos e "as virtudes e o compromisso que teriam para cumprir seu desejo de chegar um dia de estar entre os melhores times do futebol argentino”.

O azul e o vermelho do uniforme são inspirações do Padre Lorenzo em homenagem às cores de Nossa Senhora Auxiliadora, que ele mantinha no Oratório.

Em 1916, nasceu o primeiro estádio em uma parte da fazenda da Escola Maria Auxiliadora, na área em que hoje é o bairro Boedo. Como consequência de várias calamidades financeiras, o clube foi obrigado, pela ditadura no poder do país, a vender e abandonar seu estádio histórico, jogando a última partida em 1979.

Atualmente e desde a sua inauguração, em 16 de dezembro de 1993, eles jogam no chamado “Novo Gasômetro”. Em junho de 2019 foi assinada a escritura que devolveu ao clube os mais de 27 mil metros quadrados de terra que haviam perdido para o governo 43 anos antes, e foi confirmado que o novo estádio será chamado de Papa Francisco, em homenagem ao torcedor abençoado e ilustre.

:: Papa encoraja jovens evangelizadores digitais

Fonte: História Moron /ACI Digital

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...