Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Notícias

Santuário Nacional acolhe Missa da Romaria dos Trabalhadores

Celebração acontece no domingo, 7 de Setembro, e será precedida pelo 31º Grito dos Excluídos, reunindo devotos de movimentos sociais na Tribuna Bento XVI

Escrito por Ronaldo Casarin

04 SET 2025 - 13H47 (Atualizada em 05 SET 2025 - 11H15)

Thiago Leon

Neste domingo, feriado de 7 de Setembro, o Santuário Nacional de Aparecida receberá a 38ª Romaria das Trabalhadoras e Trabalhadores. Organizada pela Pastoral Operária e pelo Serviço Pastoral dos Migrantes, em parceria com diversas pastorais e movimentos populares, a romaria deverá reunir grande público.

São esperados participantes de diversas localidades dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, que estarão no Santuário Nacional para celebrar a devoção à Nossa Senhora Aparecida no dia da Independência do Brasil.

As atividades da Romaria começam às 06h30, com concentração dos devotos em frente à Basílica Histórica. Às 07h30 acontece a mística de oração na Praça de Nossa Senhora Aparecida, em frente à Basílica Histórica.

Às 08h30, uma procissão levará os fiéis pelas ruas da cidade até a fachada sul do Santuário Nacional. Na Tribuna Bento XVI, acontece o 31º Grito dos Excluídos, que desde 1995 é realizado juntamente com a Romaria dos Trabalhadores.

Na sequência, às 12h, será celebrada a Santa Missa da Romaria das Trabalhadoras e Trabalhadores e Grito dos Excluídos. Presidirá dom Reginaldo Andrietta, Bispo de Jales (SP).

Participação popular e demonstração de fé

A edição de 2025 do Grito dos Excluídos tem como lema "Cuidar da Casa Comum e da Democracia é luta de todo dia". Segundo a organização, o tema dialoga diretamente com o contexto global de crises climáticas, desigualdades sociais e ameaças crescentes à democracia.

O movimento reafirma a importância da participação popular, da soberania nacional e da resistência a ingerências políticas internas e externas que atentem principalmente contra os mais vulneráveis.

“O trabalho e a fé são elementos presentes e potentes na nossa vida. Por isso, anunciamos a possibilidade e certeza do mundo justo construído dia após dia com nossa coragem de trabalhadoras e trabalhadores que somos. Essa força que vem de nossa união, de nossa fé em Deus e devoção à Nossa Mãe Aparecida”, diz a divulgação oficial da Romaria das Trabalhadoras e Trabalhadores.

Transmissão

Os devotos que quiserem acompanhar a Santa Missa podem assistir ao vivo pela TV Aparecida e pelo YouTube oficial do Santuário Nacional.

.:: LEIA MAIS: Papa Leão XVI: "política justa promove paz e dignidade humana"

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Ronaldo Casarin, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...