Leia MaisPapa Francisco liga para o presidente da UcrâniaPapa vai à Embaixada Russa e mostra preocupação quanto a Guerra na Ucrânia
As imagens que o mundo vê nos últimos dias da Ucrânia são lamentáveis e tristes. Desde a invasão da Rússia ao país do leste europeu, as cenas de guerra geram aflição e medo. Apesar do cenário, a fé se transforma em um caminho de esperança para a população local, visto que São Miguel Arcanjo tem presença marcante na Ucrânia.
A devoção ao Arcanjo é grande. Acredita-se que os ucranianos confiaram a sua proteção ao “Príncipe da Milícia Celeste” desde a fundação de Kiev, capital do país, no ano de 882. A história diz que era comum os antepassados recorrerem aos santos de lutas e batalhas, como São Miguel e São Jorge, por exemplo, como fonte de devoção.
Nos prédios públicos de Kiev é comum ver a bandeira da cidade hasteada nas fachadas. E o Arcanjo marca presença protegendo esses locais. São Miguel aparece no fundo azul da bandeira com túnica branca e capa vermelha segurando uma espada na mão direita e um escudo com a cruz na mão esquerda.
Durante as imagens que correm da guerra mundo a fora, é comum ver a Praça da Independência de Kiev. Símbolo da independência do país, conquistada em 1991, a praça tem uma estátua de São Miguel Arcanjo instalada no alto de um portal, o Portão Liadski.
A praça e a estátua do Arcanjo viraram cartões-postais da capital ucraniana. Infelizmente, hoje, o local está sob a ótica da guerra que assola o país.

Catedral
Outra demonstração de fé ao Santo é a catedral dedicada a ele. A igreja pintada de azul e com cúpula dourada é a sede da Igreja Ortodoxa Ucraniana.
O local, que também abriga um mosteiro, foi completamente destruído pelos soviéticos na década de 1930. Depois que conquistou sua independência, a Ucrânia reconstruiu o mosteiro e entregue aos fiéis em 1999.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.