Notícias

São Miguel Arcanjo traz esperança para Ucrânia na guerra

Santo é presença marcante principalmente na capital do país, Kiev

Escrito por Guilherme Gomes

04 MAR 2022 - 12H04 (Atualizada em 04 MAR 2022 - 14H32)

Freepik

Leia MaisPapa Francisco liga para o presidente da UcrâniaPapa vai à Embaixada Russa e mostra preocupação quanto a Guerra na Ucrânia

As imagens que o mundo vê nos últimos dias da Ucrânia são lamentáveis e tristes. Desde a invasão da Rússia ao país do leste europeu, as cenas de guerra geram aflição e medo. Apesar do cenário, a fé se transforma em um caminho de esperança para a população local, visto que São Miguel Arcanjo tem presença marcante na Ucrânia.

A devoção ao Arcanjo é grande. Acredita-se que os ucranianos confiaram a sua proteção ao “Príncipe da Milícia Celeste” desde a fundação de Kiev, capital do país, no ano de 882. A história diz que era comum os antepassados recorrerem aos santos de lutas e batalhas, como São Miguel e São Jorge, por exemplo, como fonte de devoção.

São Miguel na bandeira

Nos prédios públicos de Kiev é comum ver a bandeira da cidade hasteada nas fachadas. E o Arcanjo marca presença protegendo esses locais. São Miguel aparece no fundo azul da bandeira com túnica branca e capa vermelha segurando uma espada na mão direita e um escudo com a cruz na mão esquerda.

Monumento ao Arcanjo

Durante as imagens que correm da guerra mundo a fora, é comum ver a Praça da Independência de Kiev. Símbolo da independência do país, conquistada em 1991, a praça tem uma estátua de São Miguel Arcanjo instalada no alto de um portal, o Portão Liadski.

A praça e a estátua do Arcanjo viraram cartões-postais da capital ucraniana. Infelizmente, hoje, o local está sob a ótica da guerra que assola o país.

Freepik
Freepik
A praça e a estátua do Arcanjo viraram cartões-postais da capital ucraniana


Catedral

Outra demonstração de fé ao Santo é a catedral dedicada a ele. A igreja pintada de azul e com cúpula dourada é a sede da Igreja Ortodoxa Ucraniana.

O local, que também abriga um mosteiro, foi completamente destruído pelos soviéticos na década de 1930. Depois que conquistou sua independência, a Ucrânia reconstruiu o mosteiro e entregue aos fiéis em 1999.

.:: 3 fortes armas de São Miguel Arcanjo

.:: Como rezar a Quaresma de São Miguel Arcanjo?

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Guilherme Gomes, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...