A Casa do Pequeno vive um novo capítulo de sua história, com a inauguração da revitalização do espaço, realizada na manhã do dia 16 de dezembro.
A obra social é mantida pelo Santuário Nacional com o apoio da Família dos Devotos e foi criada há cerca de 35 anos com a missão de acolher e apoiar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
A cerimônia de inauguração foi conduzida com um momento de oração e bênçãos com Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida, e contou com manifestações de reconhecimento e agradecimento da irmã Zuleide Daros, que é gestora da instituição, e dos missionários redentoristas Padre Marlos Aurélio C.Ss.R., superior provincial da Província Nossa Senhora Aparecida, Padre Eduardo Catalfo C.Ss.R., reitor do Santuário Nacional; e Padre Fábio Evaristo C.Ss.R., administrador ecônomo do Santuário.
Também estiveram presentes o Padre Pablo Vinícius, C.Ss.R., diretor-adjunto do Portal A12, Padre Adam Rapala, C.Ss.R., ecônomo-adjunto do Santuário Nacional, Padre Vanderlei Sousa, C.Ss.R., diretor da Rádio Aparecida e Rádio Pop, e Padre Herivelto Jeder Pereira, C.Ss.R., além dos colaboradores da Casa do Pequeno.
Espaço de acolhimento e compromisso social
Em entrevista exclusiva ao A12, a irmã Zuleide destacou que a casa sempre se manteve como um espaço de acolhimento, marcado pela escuta, pelo cuidado e pela proximidade com quem ali chega.
“A entrega desta casa representa uma responsabilidade ainda maior no compromisso com o acolhimento qualificado de todos que a frequentam diariamente. Nosso trabalho é pautado no respeito à dignidade de cada indivíduo, reconhecendo e valorizando aquilo que cada pessoa tem a oferecer”, afirmou a gestora da instituição.
A irmã também destacou os diversos serviços oferecidos no local e as oportunidades disponibilizadas para as crianças.
“Por meio das oficinas realizadas nos períodos da manhã e da tarde, é possível que os jovens e crianças desenvolvam suas habilidades e avancem no crescimento humano, de acordo com seus dons e potencialidades.”
No Santuário Nacional, a fé vivida pelos devotos se transforma em caridade concreta, unindo devoção, testemunho cristão e projetos sociais que dão sentido à missão da Casa do Pequeno.
O Padre Fábio Evaristo C.Ss.R. destacou que, sem dúvida, este projeto está no coração do Santuário.
“Nós, que buscamos evangelizar, evangelizamos também pelo testemunho. As obras de caridade são fundamentais e devem caminhar lado a lado com a fé e a devoção dos devotos. O resultado concreto dessa fé e devoção se expressa aqui na Casa do Pequeno, por meio dos diversos projetos sociais que acolhem e transformam vidas”, disse.
Em entrevista ao A12, a coordenadora da Casa do Pequeno, Any Renata, adiantou que 2026 será marcado por um amplo processo de inovação. Segundo ela, a instituição vive um momento estratégico de planejamento e elaboração, voltado à renovação e qualificação de todos os cursos oferecidos. As novidades, ressaltou, serão divulgadas em breve, reafirmando o compromisso da Casa do Pequeno com uma formação cada vez mais atual, humana e transformadora.
1/17

















A revitalização marca a continuidade de uma história que é construída a partir do cuidado com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, oferecendo uma diversidade de oficinas semiprofissionalizantes. A instituição trabalha atualmente atendendo cerca de 800 crianças e adolescentes.
Dentre as oficinas oferecidas pelo projeto estão: bordado em manto, artesanato em feltro, corte e costura, informática, pintura em tecido, pintura em vidro e madeira, salão de beleza, dança, capoeira, comunicação e teatro.
Junto às oficinas oferecidas, a entidade também promove outros eventos e celebra datas comemorativas, como: semana do folclore, da Pátria, das crianças, festa da primavera, celebrações de Páscoa, carnaval, festa junina, dia das mães, dia dos pais, semana vocacional, show de talentos, gincanas de férias e bíblicas, dentre outros.
+ Conheça as obras sociais do Santuário Nacional
Cartão do Devoto: um símbolo de devoção, pertença e missão
O Cartão do Devoto é também um símbolo de proteção, já que você pode carregar a imagem de Nossa Senhora Aparecida para todos os lugares
Santuário Nacional acolhe a 37ª Romaria dos Aposentados
No Santuário de Aparecida, Dom Orlando Brandes presidiu a Missa do Terceiro Domingo do Tempo Comum, destacando Cristo como luz e acolhendo a Romaria dos Aposentados.
Colabore com a missão evangelizadora da Casa da Mãe
Cada doação feita pela Família dos Devotos ajuda a sustentar as obras sociais do Santuário, acolher peregrinos e espalhar a evangelização pelo Brasil e pelo mundo.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.