Este ano, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) dedicou o Dia Internacional da Educação, comemorado em 24 de janeiro, ao papel crucial que a educação e os professores desempenham no combate ao discurso de ódio.
Leia MaisSão João Neumann e a evangelização pela educaçãoEducação no Brasil: qual é o papel dos professores?Mensagens de ódio e teorias de conspiração têm sido cada vez mais amplificadas nas redes sociais e outras plataformas on-line.
Uma enquete recente da UNESCO/IPSOS realizada em 16 países revelou que 67% dos usuários da internet relataram ter encontrado discurso de ódio on-line e que 85% estavam preocupados com o impacto e a influência da desinformação como uma ameaça real que pode desestabilizar as sociedades.
Em 2023, a UNESCO publicou o guia “Abordar o discurso de ódio através da educação” para ajudar quem toma decisões a fortalecer as suas políticas públicas nesta área. A organização está também intensificando os seus esforços para promover diretrizes contra o racismo e abordar o racismo nos livros didáticos, bem como uma iniciativa global para combater o antissemitismo na e por meio da educação.
Neste dia, a UNESCO convida os seus estados-membros a priorizarem a educação como uma ferramenta para promover sociedades que valorizem a dignidade humana e a paz.
“A propagação acelerada do discurso de ódio é uma ameaça para todas as comunidades. A nossa melhor defesa é a educação, que deve estar no centro de todos os esforços de paz. É nosso dever coletivo capacitar alunos de todas as idades para desconstruir o discurso de ódio e lançar as bases para sociedades inclusivas, democráticas e que respeitem os direitos humanos. Para ter sucesso, precisamos formar e apoiar melhor os professores que estão na linha da frente na superação deste fenômeno”, afirma a diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay.
Fonte: Vatican News
10 temas para preparar as crianças para a catequese em 2026
Listamos temas importantes que introduzem as crianças para a catequese. Saiba assuntos importantes da fé que podem ser ensinados ainda em casa pelos pais.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.