Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Notícias

Virtudes Teologais: combustível espiritual para a vida dos catequistas

Escrito por Letícia Dias

19 FEV 2025 - 15H35 (Atualizada em 21 FEV 2025 - 09H51)

ThalesAntonio/ shutterstock

A missão dos catequistas é essencial, não só para transmitir a fé, mas também para ser um exemplo vivo das virtudes teologais.

O Padre André Gustavo de Sousa, da Arquidiocese de Aparecida, refletiu sobre a maneira como essas virtudes — fé, esperança e caridade — devem ser vividas concretamente pelos catequistas.

Em entrevista ao A12, o padre destacou a importância do catequista como testemunha de Cristo.

“O catequista, como todo cristão, batizado, recebe essa graça especial de Deus, essas virtudes infusas da fé, da esperança e da caridade, chamado a seguir Jesus Cristo, chamado a ser testemunha de Cristo”, afirmou.

Thewsila/ shutterstock.
Thewsila/ shutterstock.


Para o padre, ser um catequista é mais do que ensinar a doutrina. É viver de maneira exemplar, mostrar por meio das ações diárias como a fé é vivida no cotidiano, como a esperança se traduz na espera pelas promessas de Deus e como a caridade se reflete em atitudes concretas de amor ao próximo.

Manter vivas essas virtudes, segundo o padre, exige uma espiritualidade.

“A pessoa do catequista, para ser essa testemunha de Jesus, de quem acredita, espera e ama, precisa cultivar muita intimidade com Deus.”

Isso significa que a vida de oração, o estudo da Palavra de Deus e a participação ativa na vida sacramental são os pilares para que o catequista consiga dar testemunho de sua fé.

Essa intimidade com Deus é o que fortalece a missão de qualquer catequista, tornando-o um verdadeiro canal da graça.

O impacto desse compromisso na vida dos catequizandos não pode ser subestimado. O padre André afirmou que, mais do que palavras, o catequista fala pelo exemplo.

“O catequista vai falar mais pelo testemunho do que as palavras. Claro que precisa conhecer, transmitir com clareza a doutrina, mas, sobretudo, através do seu testemunho de vida.”

O comportamento e a atitude do catequista têm o poder de contagiar e inspirar os catequizandos.

Quando o catequizando percebe que o catequista vive de acordo com os princípios que transmite, ele se sente motivado a seguir o mesmo caminho, compreendendo, de fato, o que significa viver como Cristo ensinou.

Um testemunho que é, antes de tudo, baseado na autenticidade do viver cristão

add_box  Acesse a12.com/catequese e confira outros conteúdos como esse 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Letícia Dias, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...