Redação A12

O que São Basílio e São Gregório têm em comum?

Além de Doutores da Igreja, eles eram amigos

Escrito por Redação A12

02 JAN 2024 - 10H31 (Atualizada em 02 JAN 2024 - 14H59)

A12

O começo do ano faz memória de dois santos que são Doutores da Igreja: São Basílio de Cesareia e Gregório de Nazianzeno. Além dessa familiaridade, a vida de ambos é pautada por outras curiosidades. Confira!

São Basílio de Cesareia

Leia MaisComo um santo se torna Doutor da Igreja?Basílio de Cesareia, também chamado de Basílio "Magno", nasceu em Cesareia em 329 d.C.. Inicialmente, ele seguiu estudou em Constantinopla e Atenas, destacando-se na Retórica. No entanto, abandonou uma promissora carreira para seguir sua verdadeira vocação de vida contemplativa.

Ao explorar diferentes regiões, incluindo Ponto, Egito, Palestina e Síria, Basílio foi atraído pela vida monástica. Em Cesareia, enfrentou a propagação do Arianismo, uma doutrina condenada pelo Concílio de Niceia em 325. Deixando seu eremitério, Basílio foi ordenado presbítero e, posteriormente, Bispo, iniciando uma intensa luta contra a nova heresia.

Sua oposição ao Arianismo não se limitou apenas ao plano doutrinal, mas também incluiu ações caritativas. Ele questionava os arianos sobre a verdadeira propriedade e incentivava a generosidade para eliminar a pobreza. Basílio fundou a Basilíada, uma instituição de caridade em Cesareia, composta por orfanatos, hospitais e assistência sanitária.

Apesar dos desafios, Basílio recebeu apoio do imperador Teodósio, sucedendo Valente. Sua luta persistente resultou na derrota do Arianismo antes de sua morte em 389, aos quase sessenta anos.

São Gregório de Nazianzeno

Gregório de Nazianzeno também nasceu no ano de 329 d.C.. Apesar de seguir inicialmente o chamado de seu pai para o presbiterado em Nazianzo, Gregório se arrependeu e buscou retornar à vida monástica com Basílio. No entanto, Basílio o convenceu a aconselhar seu pai na liderança da igreja de Nazianzo.

Posteriormente, enviado por Teodósio a Constantinopla para combater a heresia ariana, Gregório enfrentou hostilidade, mas, com sua eloquência e doutrina sólida, reconduziu a cidade à ortodoxia.

Apesar de não se tornar Bispo de Constantinopla devido à oposição, Gregório, decidido a deixar a cidade, proferiu um comovente discurso de despedida após dedicar sua vida aos esforços pela ortodoxia.

Curiosidades

Reprodução.
Reprodução.
A família de santos: São Gregório, Santa Macrina, Santa Emília, São Pedro e São Basílio Magno.


  • Ambos possuem famílias que também subiram a honra dos altares: Basílio veio de uma família de santos, incluindo sua irmã Macrina e irmãos Pedro e Gregório de Nissa. Filho de um presbítero, Gregório também era irmão de santos Gorgônia e Cesário.
  • Basílio e Gregório tiveram uma amizade santa e juntos fundaram um monastério na Capadócia. Eles se conheceram enquanto estudavam em Atenas.
  • Os dois foram declarados doutores da Igreja pelo Papa Pio V, em 1568.

:: Conheça a história de pais, mães e irmãos santos

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Redação A12

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...