O começo do ano faz memória de dois santos que são Doutores da Igreja: São Basílio de Cesareia e Gregório de Nazianzeno. Além dessa familiaridade, a vida de ambos é pautada por outras curiosidades. Confira!
Leia MaisComo um santo se torna Doutor da Igreja?Basílio de Cesareia, também chamado de Basílio "Magno", nasceu em Cesareia em 329 d.C.. Inicialmente, ele seguiu estudou em Constantinopla e Atenas, destacando-se na Retórica. No entanto, abandonou uma promissora carreira para seguir sua verdadeira vocação de vida contemplativa.
Ao explorar diferentes regiões, incluindo Ponto, Egito, Palestina e Síria, Basílio foi atraído pela vida monástica. Em Cesareia, enfrentou a propagação do Arianismo, uma doutrina condenada pelo Concílio de Niceia em 325. Deixando seu eremitério, Basílio foi ordenado presbítero e, posteriormente, Bispo, iniciando uma intensa luta contra a nova heresia.
Sua oposição ao Arianismo não se limitou apenas ao plano doutrinal, mas também incluiu ações caritativas. Ele questionava os arianos sobre a verdadeira propriedade e incentivava a generosidade para eliminar a pobreza. Basílio fundou a Basilíada, uma instituição de caridade em Cesareia, composta por orfanatos, hospitais e assistência sanitária.
Apesar dos desafios, Basílio recebeu apoio do imperador Teodósio, sucedendo Valente. Sua luta persistente resultou na derrota do Arianismo antes de sua morte em 389, aos quase sessenta anos.
Gregório de Nazianzeno também nasceu no ano de 329 d.C.. Apesar de seguir inicialmente o chamado de seu pai para o presbiterado em Nazianzo, Gregório se arrependeu e buscou retornar à vida monástica com Basílio. No entanto, Basílio o convenceu a aconselhar seu pai na liderança da igreja de Nazianzo.
Posteriormente, enviado por Teodósio a Constantinopla para combater a heresia ariana, Gregório enfrentou hostilidade, mas, com sua eloquência e doutrina sólida, reconduziu a cidade à ortodoxia.
Apesar de não se tornar Bispo de Constantinopla devido à oposição, Gregório, decidido a deixar a cidade, proferiu um comovente discurso de despedida após dedicar sua vida aos esforços pela ortodoxia.

:: Conheça a história de pais, mães e irmãos santos
Fonte: Vatican News
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.