Opinião

2022 e suas perspectivas

Alessandro Cardoso - A12 (Arquivo pessoal)

Escrito por Alessandro Cardoso

21 DEZ 2021 - 12H49 (Atualizada em 21 DEZ 2021 - 13H46)

Shutterstock

Leia MaisSe somos livres, por que somos julgados?

É habitual que todo final de ano se faça uma retrospectiva do ano que está por acabar. Mas sempre tem aquela lista de coisas que se planeja fazer no ano que se iniciará. Pensando nisso, façamos uma perspectiva de coisas que veremos em 2022.

Logo de início, esperamos que a tendência de queda da pandemia permaneça e que, com o progresso da vacinação, responsabilidade e sempre cuidadosos, possamos respirar mais aliviados no ano que vem.

De toda forma, a festa que sempre nos acompanha em fevereiro ainda deverá esperar. Muitas prefeituras estão cancelando o carnaval em suas cidades, além disso muitas pessoas, por conta própria, ainda não se sentem confortáveis para folia. Carnaval de verdade, quem sabe em 2023?

Como sabemos, o carnaval acontece em meio ao calor do verão, mas outro evento deve esquentar nosso mês de fevereiro, que são as Olimpíadas de Inverno, em Pequim, na China. Apesar de vivermos num país tropical, onde nem neva, a participação brasileira nas Olimpíadas de Inverno tem aumentado a cada ano. Portanto, torçamos para nossos atletas!

Passadas a alegria e vibração do carnaval e das Olimpíadas, recolheremo-nos para viver a Quaresma e, com a Quaresma, a Campanha da Fraternidade 2022, cujo tema será “Fraternidade e educação”, e o lema tirado dos Provérbios, “Fala com sabedoria, ensina com amor”.

Outro evento que reunirá as nações em torno de um assunto muito importante e que ocorrerá no nosso país em julho será a Rio+30, no Rio de Janeiro. O evento marca os 30 anos da Rio 92, na qual, desde então, se discute os impactos e as possíveis soluções para as mudanças climáticas a nível global.

Em setembro, o Brasil e os brasileiros terão muito o que comemorar com o bicentenário da nossa independência no dia 7. Espera-se que haja comemorações por todo território nacional, incentivadas por campanhas governamentais ou não.

No mês seguinte, em outubro, os brasileiros deverão se unir novamente. Em vez de celebrar o passado, celebrarão o futuro escolhendo os próximos governadores, senadores, deputados estaduais, distritais, federais e, principalmente, o presidente da República pelos quatro anos que virão. Infelizmente se avizinha um cenário feroz de campanha, como nunca se viu na nossa história recente, com polos totalmente opostos e inimigos se digladiando pela preferência do eleitor. Que Deus e Nossa Senhora cuidem da escolha dos brasileiros com a inspiração do Espírito Santo!!!

Enfim, para fechar o ano (e esperamos que seja um ano bom, abençoado), quem sabe a gente não vibra de alegria com um hexacampeonato da seleção brasileira na Copa do Mundo do Catar? Será que dessa vez a taça do mundo será novamente nossa? Seria um presentão de Natal para fechar 2022 e começar 2023. Mas calma! Vivamos com sabedoria e paz o ano que está só começando, um dia de cada vez, um passo depois do outro, fazendo jus à expressão latina “carpe diem”.

Um abençoado 2022 a todos os leitores!

Escrito por
Alessandro Cardoso - A12 (Arquivo pessoal)
Alessandro Cardoso

Alessandro Cardoso é radialista formado pela Universidade Anhembi Morumbi, especialista em roteiro de ficção pelo Centro Universitário Senac de São Paulo, noveleiro e peregrino assíduo de Jornadas Mundiais da Juventude.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Opinião

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...