Shutterstock
Opinião

A fonte da alegria das Companhias de Reis

João Antonio Johas Leão (Arquivo pessoal)

Escrito por João Antônio Johas Leão

02 JAN 2022 - 08H00 (Atualizada em 03 JAN 2022 - 10H40)

No dia 06 de Janeiro se comemora o Dia de Reis. Em várias partes do Brasil existe a tradição, de origem portuguesa, das Companhias de Reis ou Folias de Reis que acompanham as festividades desses dias.

Essas companhias, por vários dias entre o Natal e o dia da festa, passam visitando as casas das pessoas, com muita alegria e animação.

Mas qual é a fonte de toda essa alegria? É o Nascimento de Jesus, que agora se manifesta ao mundo inteiro nas pessoas dos Reis do Oriente, que vêm a visitar o menino.

Talvez possa surpreender um pouquinho a alguns que a folia de Reis tenha uma origem católica, porque, algumas vezes, entre tantas cores, festas e agitações, se esquece o verdadeiro motivo de tudo isso e até se passa a celebrar de maneiras que não condizem com a realidade primeira da ocasião.

Algo assim acontece também com o Natal. Sabemos que sempre é preciso recordar, a cada ano, o verdadeiro sentido do Natal, porque no meio das correrias de fim de ano, o menino Deus, que nasce no silencioso e tranquilo presépio, às vezes fica apenas num canto esquecido da casa.

As Companhias de Reis

Shutterstock
Shutterstock

Na festa do Dia de Reis existe uma organização muito grande e tradições muito antigas de Companhias de Reis. Em uma companhia estão sempre presentes alguns personagens que interpretam os três reis magos, um coro, o bandeireiro, o festeiro e o mestre. Cada um com seu papel bem definido para os desfiles, as visitas, a animação em geral.

Leia MaisQuem eram os reis magos?Um papel todo especial é dado à bandeira, que leva uma estampa dos Reis Magos e é um elemento muito reverenciado e respeitado em cada companhia.

Essa bandeira poderia servir para lembrar, sempre que se olhar para ela, ou que se fizer uma oração frente a ela, do verdadeiro motivo de toda a alegria desse tempo.

E temos todas as razões do mundo para estarmos alegres. Esse é um ponto muito positivo que se vive nesses dias e que não pode se perder nunca. Jesus, nosso salvador, nasceu e se manifestou como o reconciliador do mundo inteiro. Todos nós, não apenas o povo de Israel, somos chamados a viver em comunhão com Deus. Comunhão essa que Jesus veio ao mundo para ensinar a viver.

Portanto, se por esses dias nos alegramos com toda a folia, que nos alegremos pelo verdadeiro motivo de tudo isso. Que sejamos nesse mundo sinal de que encontramos o verdadeiro tesouro, aquele que escutamos nos Evangelhos, pelo qual vale a pena vender tudo para conseguir.

E que esse clima de alegria, por Deus que se faz próximo de cada um de nós em Jesus, se instale em nossa vida e seja algo permanente durante todo o ano e durante toda a nossa vida.

Escrito por
João Antonio Johas Leão (Arquivo pessoal)
João Antônio Johas Leão

Licenciado em filosofia, mestre em direito e pedagogo em formação. Pós-graduado em antropologia cristã e entusiasta de pensar em que significa ser cristão hoje.

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Opinião

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...