Opinião

Moral e responsabilidade no século XXI: desafios de uma sociedade pós-moderna

Fr. Rafael Peres Nunes de Lima C.Ss.R.

Escrito por Fr. Rafael Peres Nunes de Lima, C.Ss.R.

14 FEV 2024 - 11H28 (Atualizada em 16 FEV 2024 - 10H57)

Ra2 studio / Shutterstock

O tema da moralidade é algo que corriqueiramente vemos ser debatido nas redes sociais e nos telejornais em todo o mundo, principalmente num mundo globalizado e conectado em rede, onde a informação chega de maneira instantânea a todos.

Ocorre que, existem questões a serem debatidas sobre a moral, que muitas pessoas se esquecem, principalmente a questão da responsabilidade individual e social.

Podemos nos questionar sobre o fato de refletirmos sobre a responsabilidade ligada a moral, principalmente estando numa sociedade do “cancelamento”, onde a própria sociedade no ambiente digital tornou-se juíza, promotora e, em muitos casos, inquisidora daqueles que colocam a opinião própria de maneira que muitas vezes não agrada uma massa da sociedade. A própria cultura do “cancelamento” é algo a se refletir, pois os malefícios causados por essas atitudes em uma pessoa podem ser gravesLeia MaisApelo da Igreja para ética da inteligência artificial recebe novos aliadosA ética nas redes sociais

Pensando a moralidade no contexto social hoje, podemos ter diversos exemplos, principalmente no âmbito digital.

Ao associarmos a questão moral à responsabilidade, percebemos, então, que ambas caminham juntas, pois só podemos dizer que uma atitude é moralmente correta se estiver ligada à responsabilidade individual/social e a corresponsabilidade do todo.

Diante destes fatos e explanações, podemos analisar a sociedade pós-moderna e perceber que a responsabilidade e a corresponsabilidade estão dissonantes da moralidade individual/social.

Por quê? O fato de uma massa, que se diz “defensora da verdade” e/ou “defensora da liberdade de expressão”, julgar e condenar pessoas que discordam da sua linha de pensamento — ou do pensamento ocidental de prazer, liberdade, consumo, entre tantos outros — é o motivo para tais pessoas discordantes serem julgadas, condenadas e “canceladas” por exprimirem a sua opinião.

Não colocamos em pauta a questão de racismo, homofobia, xenofobia, entre tantos outros crimes condenados pelo código penal, mas pessoas hoje são condenadas pelo exercício de exprimirem suas opiniões. E a ação do “cancelamento” tem causado males na sociedade: ansiedade, depressão, suicídios.

A responsabilidade e a corresponsabilidade na sociedade, hoje, tem ficado de fora do debate nas redes sociais, pois nem todos os que debatem têm condições morais ou intelectuais para perceber que moral e responsabilidade caminham juntas.

Escrito por
Fr. Rafael Peres Nunes de Lima C.Ss.R.
Fr. Rafael Peres Nunes de Lima, C.Ss.R.

Missionário Redentorista, Bacharel em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e estudante de Teologia no Instituto São Paulo de Estudos Superiores – ITESP.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Opinião

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...